Armazenar e proteger dados é maior desafio de infraestrutura para PMEs

Joel Brawerman, vice-presidente de pré-vendas da Dell Technologies, revela barreiras tecnológicas para nicho em entrevista exclusiva ao IT Forum

Author Photo
9:55 am - 04 de abril de 2022

A grande maioria (96%) das empresas brasileiras reconhecem que a infraestrutura de TI adequada passou a ser um fator essencial para o sucesso na jornada de digitalização de negócios, segundo o Índice de Transformação Digital da Dell Technologies. E essa não é uma preocupação apenas das grandes corporações, mas das pequenas e médias empresas.

Em entrevista exclusiva ao IT Forum, Joel Brawerman, vice-presidente de pré-vendas da Dell Technologies, falou sobre como a pandemia acelerou a transformação digital e que as empresas precisaram se reinventar sobre como atendem seus clientes e entregam seus produtos ou serviços.

“Eles possuem necessidades similares às grandes companhias, mas desafios diferentes. São clientes que têm menos capacidade de investimento e equipes de TI menores, então precisam fazer mais com menos. Muitas vezes, não têm um time que desenvolverá uma solução customizada. Eles necessitam de soluções pré-definidas”, define o executivo.

Segundo Joel, a forte revolução digital fez com que as pequenas e médias empresas (PMEs) se preparassem para a parte de atendimento e captura de clientes, redes sociais e interações, até por uma questão de sobrevivência. Por outro lado, essas tecnologias trazem uma infinidade de dados e eles têm dificuldade na manutenção e na segurança dessas informações. “Nós vemos uma série de ataques de ransomware e essa não é mais uma prerrogativa das grandes empresas. Criar soluções efetivas e simples que permitam proteger os dados é uma das prerrogativas que estamos olhando”.

A preocupação com os dados foi analisada no estudo Data Paradox, encomendado pela Dell Technologies e realizado pela Forrester Consulting em 45 países, incluindo o Brasil. Uma das principais conclusões é a de que a explosão dos dados tem gerado desafios para as empresas, em relação à falta de conhecimento e ferramentas adequadas, dificuldades de integração e questões associadas à privacidade e segurança

Segundo o levantamento, 73% das companhias no Brasil têm negócios orientados por dados, mas só 28% conseguem tratá-los de forma adequada. Para 43% das empresas instaladas no país, a pandemia ampliou significativamente a quantidade de dados que precisam ser coletados, armazenados e analisados.

“A principal barreira para ultrapassar esses desafios, eu acredito, é o custo. Não ter essas soluções no custo adequado. A educação também é muito importante. A solução precisa ser simples de consumir e de se utilizar”, revela. Entretanto, as aplicações as a service têm derrubado o problema de fazer os projetos e pagar a tecnologia de acordo com os resultados desse projeto. O mercado de infraestrutura era um mercado em que você planejava, investia e só ia ter o resultado do investimento lá na frente. A mudança da forma que você consome tecnologia habilitou muito a possibilidade de PMEs passarem a investir nas infraestruturas, seja na nuvem ou no data center. A Dell e outras empresas, por exemplo, têm adotado uma solução de pagamento por uso – fazendo com que o risco seja compartilhado”, afirma Joel.

Negócios relevantes para a Dell Technologies

O mercado de PMEs é importante não apenas em termos de receita, mas em termos de importância estratégica, revela o vice-presidente. Recentemente a empresa criou uma estrutura dentro da área comercial para atender apenas esse nicho e já teve um expressivo crescimento.

Dentro dessa estratégia, a Dell lançou em primeira mão ao IT Forum, o Dell PowerVault ME5, solução de armazenamento para empresas de qualquer porte. A solução oferece até 6 petabytes de armazenamento e foi projetada e otimizada para SAN e DAS.

A tecnologia permite acompanhar o crescimento dos dados, ampliar a simplicidade operacional, oferecer suporte a cargas de trabalho mais novas ou com valor mais alto e entregar resultados de negócios mais rapidamente.

O design do PowerVault ME5 foi projetado para suportar várias cargas de trabalho de aplicativos, como sistemas de arquivos de computação de alto desempenho com BeeGFS, sistemas de arquivos PixStore e NFS, segurança (edge CCTV), virtualização da Microsoft e VMware, até 500 áreas de trabalho virtuais, alguns casos de uso de edge (exploração de óleo e gás e jogos na nuvem) e muito mais, sem comprometer os SLAs de desempenho ou disponibilidade.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.