Armazenamento de dados impulsiona uso de nuvem no Brasil

Segundo Denodo, entretanto, organizações ainda se deparam com desafios de integração e acessibilidade de dados

Author Photo
8:40 am - 10 de junho de 2022
Imagem: Shutterstock

A adoção de cloud pelas empresas continua em rápida ascensão, apontou a Pesquisa Anual de Uso da Nuvem realizada pela Denodo. Segundo o levantamento feito com mais de 150 organizações no mundo, 54% dos entrevistados declaram que estão em um nível intermediário ou avançado de uso dessa tecnologia.

Entre as principais iniciativas e casos de uso das companhias em 2021 estão investimentos em data warehouses, data lakes e lake houses em nuvem. No entanto, há ainda espaço para armazenamento local, tendo em vista que a nuvem híbrida se mantém como o modelo de implantação preferido.

Leia mais: Brasileiros acham que transformação digital tornou trabalho mais complexo

O uso da arquitetura híbrida foi escolhido por quase o dobro do número de entrevistados (37,5%), em comparação com a nuvem pública pura, com 20%. “Isso mostra que as empresas não estão se livrando completamente de seus sistemas locais, mesmo que tenham aumentado sua “cloud footprint”. Uma das razões para isso acontecer tem a ver inclusive com questões regulatórias”, analisa o estudo.

Apesar das promessas de flexibilidade e agilidade da nuvem, empresas ainda se deparam com dificuldades. Segundo o estudo, quatro em cada cinco entrevistados (79%) citaram a complexidade da integração e acessibilidade de dados, e a acomodação de diferentes formatos de dados como a principal desafio orientado por dados, seguido pela falta de análise de habilidades e recursos para transformar indicadores brutos em insights (62%).

O papel da TI na jornada de modernização da nuvem também mudou, destaca o estudo. Se em 2020, o foco foi escolher o provedor adequado e gerenciar a migração, em 2021, essas equipes estão mais focadas em receber o treinamento necessário para levar os sistemas de nuvem de sua organização para o próximo nível (de acordo com 31,3% dos entrevistados), mesmo que outras atividades como selecionar o provedor e planejar tais migrações ainda permaneçam importantes.

As empresas estão usando essa tecnologia em várias situações, como os mais populares relatórios e painéis, BI de autoatendimento e análises ad-hoc. No entanto, os entrevistados antecipam uma mudança para virtualização, preparação e qualidade de dados e combinação no futuro.

Leia mais: 80% dos bancos planejam migrar mainframes para a nuvem

A pesquisa aponta ainda que as organizações estão prontas para melhorar seu uso de dados e agora procuram maximizar seus sistemas de compartimentos baseados em nuvem. O próximo passo para muitas empresas é encontrar um local para armazenamento.

“O público continua expressando sua necessidade de dados em tempo real, portanto, não é surpresa que a disponibilidade, no que diz respeito à integração, gerenciamento e análise na nuvem, não seja apenas algo bom de se ter, mas essencial para se tornar orientado a dados”, disse Ravi Shankar, vice-presidente sênior e diretor de marketing da Denodo. Ele acrescenta ainda que na realidade a maioria das organizações não consegue encontrar, acessar e analisar metade ou mais de suas informações depois de adotar essas novas tecnologias.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.