Armazém Paraíba aposta em terceirização de TI para transformação de lojas

Rede de lojas de departamento da região Nordeste firmou parceria com Microcity para terceirizar gestão de máquinas

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10:59 am - 23 de outubro de 2019

Cada vez mais as empresas estão investindo em novas tecnologias, gerando uma dúvida importante: será que é melhor terceirizar a TI ou manter uma equipe interna? O fato é que não há uma só resposta, já que a escolha depende das necessidades e orçamento de cada negócio.

Pensando em otimizar a experiência do cliente, o Armazém Paraíba, rede de lojas de departamento da região Nordeste do Brasil, está passando por um processo de reformulação de suas operações. Desde 2012, as mudanças estão sendo aplicadas nas 51 lojas da rede para tornar os pontos de venda adequados para o futuro, com destaque para a sinalização, interatividade e comunicação.

A partir de parceria estabelecida com a Microcity, especialista em outsourcing de ativos de TI, a companhia optou por trabalhar com uma equipe externa. “Ao terceirizar a gestão das máquinas pudemos concentrar nossa atenção em inovação e na constante melhoria dos nossos pontos de vendas”, explica Heber Alves Salgado, gerente de TI do Armazém Paraíba.

Salgado atribui o sucesso do projeto ao modelo de trabalho adotado. “Nossas unidades muitas vezes estão espalhadas em regiões afastadas, dificultando o suporte e a gestão das máquinas. Antes, tinha que deslocar minha equipe de TI para essas cidades, quando acontecia algum problema, o que podia levar dias para ser resolvido. Depois do projeto conseguimos ser atendidos em qualquer local do país, por meio de uma equipe rápida e qualificada”, acrescenta o executivo.

Outro ponto de destaque do processo que a rede vem passando é a infraestrutura de TI. Segundo a companhia, para garantir o funcionamento dos negócios e evitar interrupções nas operações, o Armazém Paraíba preferiu terceirizar os servidores com a Microcity. “Com isso, eliminamos a preocupação com paradas imprevistas, problemas técnicos, falta de ativos para reposição e troca dos equipamentos que apresentassem defeitos.”

Além da manutenção das máquinas e suporte às lojas, a companhia está trabalhando para melhorar a gestão dos processos operacionais por meio da tecnologia. “Conseguimos visualizar tudo o que está acontecendo dentro das lojas. Problemas pontuais, como falhas de rede, demora de sistemas, e as causas de cada parada, são facilmente identificados e corrigidos. Literalmente, temos tudo às vistas claras”, observa Salgado.

Sobre o assunto, vale destacar que uma das maiores preocupações das empresas que optam por terceirização de TI está relacionada aos riscos de segurança e estabilidade dos sistemas. “Não podemos parar por nada, pois tudo está correlacionado. E se algo não vai bem pode por em risco todo o trabalho da loja, do caixa, do financeiro, até chegar ao cliente, o que não podemos deixar que aconteça.”

 

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