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Arena MRV, do Atlético Mineiro, receberá primeiros testes de WiFi 6E

A nova casa do Clube Atlético Mineiro, a Arena MRV, contará com conexão Wi-Fi ultrarrápida, resultado de um projeto que está sendo desenvolvido e implementado pela Nexa Tecnologia. O projeto suportará os primeiros testes do WiFi 6E na faixa de 6GHz destinada pela Anatel. Trata-se, até então, do maior experimento com o novo padrão de conexão sem fio da América Latina. O Wi-Fi 6E estende os recursos do Wi-Fi 6 para a banda de 6 GHz para oferecer mais capacidade, canais mais amplos e menos interferência, permitindo melhores velocidades e segurança.

O projeto da rede sem fio prevê capacidade para 46 mil pessoas conectadas simultaneamente, além de transmissão em alta velocidade de vídeos 4k, realidade aumentada e streaming. Emissoras de rádios e TVs também se beneficiarão da conectividade, já que alguns estádios utilizam ainda um conceito tradicional por meio de cabo.

Para a iniciativa foram adquiridos mais de 800 pontos de acessos de alta densidade Wi-Fi, sendo 285 de um modelo desenvolvido para ambiente com alta concentração de pessoas, como a cobertura das arquibancadas e do gramado durante os shows. A Arena MRV utilizará soluções de WiFi da Cisco.

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Luciano Barcellos, VP Global Sales da Nexa Tecnologia, explica que o projeto da arena MRV tem como referência o estádio SoFi Stadium, em Los Angeles, com capacidade para 70.000 espectadores e o Allegiant Stadium, em Las Vegas.

“Será uma experiência nunca vista antes no Brasil, utilizando as mesmas tecnologias utilizadas nos estádios mais modernos da principal liga de futebol americano profissional dos EUA. Quem estiver assistindo a um show poderá fazer um vídeo e transmitir ao vivo nas redes sociais, por exemplo”, explica o executivo.

Barcellos lembra que a demanda por infraestrutura de redes de alta velocidade vem crescendo no setor de esportes e entretenimento acompanhando a tendência de transformação de estádios em arenas multiuso.

“Os estádios estão elevando a lucratividade com investimentos em arenas multiuso. Aqui, o tíquete médio de um show é três, quatro vezes maior do que o do futebol. Além disso, a tecnologia está criando novas oportunidades de negócios, como campanhas de marketing no momento de um gol, por exemplo. No caso da Arena MRV, foi desenvolvido o Super App, que será usado desde a compra de ingressos até o consumo de alimentos e bebidas nos bares e lanchonetes, além da reserva de vagas se estacionamento. Há uma série de benefícios não só para o usuário, mas para as empresas”, completa Barcellos.

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