Áreas de negócios dominam 74% das compras de TI, diz Gartner

Apenas 26% projetos são exclusivamente financiados pela área de tecnologia, o que torna previsão de gastos mais difícil, diz consultoria

Author Photo
3:16 pm - 17 de maio de 2022

A medida que a digitalização se torna cada vez mais crítica em todas as áreas das empresas, as demandas de tecnologia também ganham outros departamentos para além da TI. Segundo estudo do Gartner, 74% das compras de tecnologia estão sendo feitas por unidades de negócios fora da área de Tecnologia da Informação.. A área de TI, hoje, é responsável por comprar de maneira exclusiva apenas 26% dos projetos de tecnologia das companhias.

O estudo ouviu mais de 1.100 profissionais de nível gerencial ou superior de empresas com pelo menos US$ 1 milhão em receitas anuais para entender como as organizações abordam os esforços de compra em larga escala para tecnologia corporativa.

“No passado, era relativamente fácil prever quem eram os compradores, mas tudo isso mudou”, destaca Derry N. Finkeldey, Vice-Presidente de Pesquisa do Gartner.

Leia mais: 8 conceitos de negócios que os líderes de TI devem dominar

A pesquisa descobriu ainda que 41% dos funcionários são ‘tecnólogos de negócios’, capazes de criar recursos de tecnologia ou de análise para uso comercial, interno ou externo, demandado exclusivamente para fora dos departamentos de TI. “Em um mundo no qual a maioria dos tecnólogos trabalha fora do departamento de TI, literalmente qualquer um pode ser um comprador de tecnologia”, acrescenta Finkeldey.

O Gartner ainda identificou que a abordagem de financiamento mais comum para compras de hardware, serviços de tecnologia e serviços gerenciados é aquela em que a própria área de TI financia toda a compra; essa opção é seguida pelo financiamento proveniente de vários departamentos ou unidades de negócios.

Já o modelo de financiamento mais comum para compras de software e soluções integradas é o oposto: o financiamento por vários departamentos é o mais comum, seguido pelo financiamento exclusivo das áreas de TI.

Apesar de não serem os mais demandantes pelas compras de tecnologia, os departamentos de TI estão envolvidos em pelo menos parte do financiamento de 70% das compras estudadas.

“Os fornecedores de alta tecnologia precisam de novas abordagens para identificar não apenas com quem se envolver, mas também como envolver os compradores B2B em todas as unidades de negócios, com a confiança de que suas abordagens serão eficazes e seus roteiros atraentes. Os líderes de produtos precisam treinar equipes encarregadas de descobrir a disponibilidade de orçamento para estender essa pesquisa para incluir também a abordagem de financiamento”, avalia Finkeldey.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.