ArcelorMittal moderniza portal e amplia satisfação do cliente

Author Photo
10:00 am - 30 de dezembro de 2016
ArcelorMittal moderniza portal e amplia satisfação do cliente

A Deal, provedora de serviços especializados em TI, foi a empresa que reestruturou o Portal de Relacionamento com o Cliente da ArcelorMittal, maior fabricante de aço e uma das principais produtoras de minério de ferro do mundo, que enfrentava defasagens tecnológicas em sua antiga solução.

A indústria tem capacidade de produção superior a 11 milhões de toneladas por ano e oferece produtos e soluções em aço nos tipos longos (laminados e trefilados) e planos (placas e laminados) para indústrias de construção civil, naval, automobilística, entre outras. O portal, criado em 2012, possibilitava aos seus cerca de 200 clientes acompanhar e verificar o status da entrega dos pedidos, logo após a realização da compra.

Escolhida para a missão de modernizar o ambiente do site, a Deal reconstruiu e repaginou o portal do segmento de aços planos (placas e laminados) da fabricante de aço com a ferramenta de CMS (Content Manager System, em português, sistema de gerenciamento de conteúdo), da Microsoft Sharepoint.

“O portal é um cartão de visitas para as empresas e ajuda na fidelização dos clientes, portanto precisava oferecer uma ótima experiência aos seus usuários. Com ajuda da arquitetura desenhada pela Deal, nós conseguimos reduzir o tempo de espera de 2 minutos para 3 ou 5 segundos, dependendo do volume de informação”, informa Fernando Almeida, gerente de sistemas de informação da ArcelorMittal Brasil, da planta de aços planos.

Para a Deal, o projeto representou um grande desafio. “Inicialmente, contávamos com um número de informação em torno de 30 mil, 40 mil registros. No meio da execução do projeto, ampliamos a capacidade quando percebemos que a quantidade real estava em torno de um milhão e meio, seis vezes maior do que esperávamos”, conta Cristiano dos Santos, gerente Operacional da Deal e responsável pelo projeto na ArcelorMittal.

Mão na massa

O trabalho levou cerca de um ano para ser concluído e foi entregue à ArcelorMittal em janeiro último, o qual passou por testes e simulações na área comercial da empresa entre janeiro e abril desse ano, para garantir a melhor experiência aos seus clientes.

O projeto rendeu à Deal a oportunidade de ser oficialmente um dos fornecedores de TI da maior fabricante de aço do mundo, estando à disposição aos serviços necessários da área tecnológica, em qualquer plataforma.

A ArcelorMittal visa agora iniciar uma segunda fase do projeto para ampliar o leque de funcionalidades do Portal. Além de consultar as compras e verificar a fase do processo de entrega, a nova etapa deseja exibir todo o portfólio da fabricante no portal, permitindo que o cliente registre seu pedido e realize compras pelo próprio site. A previsão de início do projeto é agosto e o término ainda neste ano.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.