Apple vê potencial para o Vision Pro no mercado corporativo
Óculos de “visão computacional" da Apple, Vision Pro foi lançado na semana passada e já tem mais de 600 apps desenhados para sua interface
O Apple Vision Pro, novo headset de realidade aumentada e virtual da Apple, chegou oficialmente às lojas dos Estados Unidos na última sexta-feira, dia 02 de fevereiro.
Desde seu anúncio, o dispositivo tem gerado comoção no universo da tecnologia. O Vision Pro chamou a atenção não só por seu preço elevado – de US$ 3,5 mil no lançamento –, mas também por, na avaliação da companhia, permitir uma nova modalidade de interação com eletrônicos: a computação espacial.
Mas quais serão os reflexos do Apple Vision Pro no mercado corporativo? A Apple própria não esconde que uma das suas ambições com o dispositivo está no segmento B2B. Durante a conferência de divulgação dos seus resultados financeiros do primeiro trimestre fiscal de 2024, Luca Maestri, diretor financeiro da empresa, falou brevemente sobre o tema.
“Com o lançamento do Apple Vision Pro, estamos vendo um grande entusiasmo nas empresas. Organizações líderes em vários setores, como Walmart, Nike, Vanguard, Striker, Bloomberg e SAP, começaram a aproveitar e investir no Apple Vision Pro como a nova plataforma para levar experiências inovadoras de computação espacial a seus clientes e funcionários”, disse.
Segundo o executivo, as experiências exploradas pelas empresas incluem aplicações para otimizar a produtividade diária dos funcionários, mas também para design colaborativo de produtos e treinamento imersivo de colaboradores. “Mal podemos esperar para ver as coisas incríveis que nossos clientes corporativos criarão nos próximos meses e anos”, concluiu.
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Tim Cook, CEO da Apple, também abordou o tema em uma de suas falas, destacando aplicações como a desenvolvida pelo Walmart e pela SAP, gigante global de ERP que, segundo o executivo, é uma das grandes entusiastas do produto.
“A SAP realmente abraçou essa ideia, e, é claro, a SAP está presente em tantas empresas que acredito que haverá uma ótima oportunidade para nós no segmento corporativo. Estamos extremamente empolgados com a situação atual”, completou Cook.
Questionado sobre o fato da Apple ter sido, tradicionalmente, uma empresa voltada para produtos para consumidores finais e sobre o potencial do mercado corporativo para a organização, o CEO disse acreditar que a Apple “concluiu que consegue fazer os dois”, alavancando os segmentos B2C e B2B paralelamente. Isso inclui o Vision Pro.
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“Quando observo o que está surgindo no ambiente empresarial, são algumas das coisas mais inovadoras que já vi nesse setor em muito tempo. Acredito que, assim como aconteceu com o Mac, o iPad e, é claro, o iPhone, que está no ambiente corporativo desde os primeiros dias, existe uma excelente oportunidade para o Vision Pro também”, explicou.
Um dos trunfos da Apple para o dispositivo é seu ecossistema de aplicativos. Cook destacou os “milhões” de aplicativos que estão disponíveis no ecossistema Apple, no iOS e iPadOS, que são compatíveis com o Vision Pro. Destes, 600 já são otimizados especificamente para o Vision Pro.
Entre os aplicativos especificamente desenvolvidos para o visionOS estão o Box, que permite a colaboração e a gestão segura de arquivos e conteúdos, incluindo objetos em 3D. Os aplicativos de produtividade do Microsoft 365, Fantastical, Numerics, Slack, Notion e Todoist também estão adaptados e aproveitam ao máximo a tela infinita do Vision Pro. Webex, Zoom e Microsoft Teams também podem ser usados no dispositivo, criando a experiência de reuniões com várias janelas e conteúdo compartilhado.
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