Apple planeja retorno dos funcionários aos principais escritórios

Retomada das atividades presenciais seria escalonada e dependeria das restrições de cada localidade

Author Photo
3:15 pm - 13 de maio de 2020

A Apple tem trabalhado em um plano de retorno dos funcionários para alguns dos seus principais escritórios do mundo, segundo informações da Bloomberg. A decisão, entretanto, vai na contramão do que muitas das grandes empresas de tecnologia estão adotando para evitar o avanço do coronavírus, esticando o período de home office.

O plano prevê um retorno escalonado e já entraria em ação nos meses de maio e junho. Ainda de acordo com a Bloomberg, uma segunda onda englobaria mais escritórios a partir de julho. Essa retomada à operação presencial varia de acordo com as orientações de cada cidade em relação à quarentena. Os funcionários já estariam sendo avisados sobre o retorno, sendo informados se estão na primeira ou na segunda fase do plano.

Em abril, durante reunião virtual com os funcionários, o CEO da Apple, Tim Cook, disse que o retorno seria escalonado. “Não imaginamos, pelo menos hoje, todo mundo voltando ao mesmo tempo. Pode haver equipes diferentes voltarem em um momento diferente, pode haver pessoas dentro de uma equipe voltarem em momentos diferentes”. Medidas de segurança que contemplam o plano incluiria verificações de temperatura, distanciamento social e máscaras.

Há profissionais que assumiriam “a linha de frente” desse retorno, como aqueles ligados a hardware, que estão na administração de data centers e aqueles que trabalham na implementação de software. Atualmente, já há um grupo seleto de funcionários que trabalham nos escritórios em áreas que são consideradas essenciais para os negócios da Apple, incluindo a operação de data centers.

Quanto às lojas da Apple, a companhia começou a abrir algumas lojas nos Estados Unidos nesta semana, incluindo lojas nos estados da Carolina do Sul, Alabama, Idaho e Alaska. A parte do varejo já está aberta na Austrália, Austria, Suíça, Coreia do Sul e Alemanha, de acordo com a Bloomberg. Milhares de funcionários que trabalham nas lojas foram temporariamente alocados para a área de suporte técnico.

Twitter decide fazer do trabalho remoto algo permanente

Nessa terça-feira (12), o Twitter tomou uma decisão que vai na contramão da Apple. O CEO Jack Dorsey informou que os funcionários poderão trabalhar em home office “para sempre”.

Jennifer Christie, chefe de recursos humanos do Twitter, disse que a empresa “provavelmente nunca seria a mesma”. “As pessoas que eram reticentes em trabalhar remotamente descobrirão que realmente prosperam dessa maneira. Os gerentes que não pensavam que poderiam gerenciar equipes remotas terão uma perspectiva diferente. Eu acho que não vamos voltar”, disse.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.