Analistas de mercado apontam há algum tempo que o mercado de smartphones na China está encolhendo e o perfil de compra está mudando. Prova disso são os dados recentes da IDC, que apontam que os embarques de smartphones no país caíram no último trimestre, primeira queda em nove anos.
A consultoria afirma que foram enviados 98,8 milhões de smartphones durante o primeiro trimestre de 2015, queda de 4% ano a ano e 8% em relação ao trimestre anterior. A IDC sugeriu que o estoque excessivo em relação ao trimestre anterior foi um dos motivadores da queda – algo muito parecido com o que aconteceu com a Índia no começo do ano.
Segundo Kitty Fok, analista da IDC, a China é, muitas vezes, considerada um mercado emergente, mas a realidade é que a grande maioria dos telefones vendidos no país é smartphone, comportamento semelhante à de países maduros como EUA, Reino Unido, Austrália e Japão.
O resultado é que fabricantes de smartphones terão um desafio maior para observar novo crescimento, uma vez que terão de convencer os proprietários de smartphones existentes a desembolsar dinheiro para atualizar seus dispositivos atuais. E esse processo é maios trabalhoso do que a troca de um computador.
De acordo a IDC, o mercado de smartphones na China continua a ser expressivo – o maior do mundo, sendo a Apple a nova líder do mercado, de acordo com a IDC, no primeiro trimestre de 2015. A gigante da maçã foi responsável por 14,7% dos embarques na China no período, seguida pela Xiaomi, com 13,7%, Huawei com 11,4%, Samsung com 9,7% e Lenovo/Motorola com 8,3%.
No entanto, a IDC adverte que a volatilidade de preferência de marca pelos consumidores pode alterar o ranking de forma rápida. Para ilustrar esse ponto, basta voltar ao trimestre anterior (quarto trimestre de 2014), quando a Xiaomi superou a Samsung como principal fornecedor de smartphones da China, de acordo com a IDC. Apenas três meses depois, a Samsung passou para o quinto lugar e a Apple em primeiro lugar.