App monitora safra de agricultores para prevenir riscos nas áreas de plantações

Author Photo
10:32 am - 29 de dezembro de 2015
App monitora safra de agricultores para prevenir riscos nas áreas de plantações

Um aplicativo desenvolvido pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) do Ministério de Ciência, Tecnologia (MCTI) vai permitir que os agricultores familiares do semiárido enviem informações sobre a safra, incluindo o registro fotográfico georreferenciado da área plantada.

Chamado AgriSupport, o App foi desenvolvido pelo Cemaden em parceira com o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas e o International Institute for Applied Systems Analysis(IIASA).

A solução foi demonstrada aos pesquisadores do Instituto Agronômico de Pernambuco e da Universidade Federal de Pernambuco. Na reunião, foi realizada uma “oficina” para apresentação e instalação do aplicativo nos celulares dos agricultores do município Abreu e Lima.

Com a ferramenta, os dados serão enviados por celular para o Cemaden, vão subsidiar o Sistema de Previsão de Risco de Colapso de Safras. Por causa da participação direta dos agricultores, o projeto é conhecido como Ciência Cidadã.

“O projeto permitirá obter dados relativos às culturas que subsidiarão a modelagem da produtividade agrícola do sistema de risco de colapso de safra no semiárido brasileiro”, explicou a coordenadora de Relações Institucionais do Cemaden, Regina Alvalá.

Segundo ela, há uma carência de informações atualizadas e precisas sobre o manejo, como, por exemplo, das espécies e variedades cultivadas, datas de plantio e, principalmente, da distribuição espacial das culturas agrícolas no semiárido.

“Com o sistema de previsão de risco de colapso de safras no semiárido, será possível realizar o planejamento e a tomada de decisão, com a finalidade de minimizar os impactos de quebras de safras e prejuízos sociais decorrentes”, acrescentou.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.