App de conversação lança nova ferramenta para ajudar manifestantes

Aplicativo Signal teve um pico de downloads nos Estados Unidos nas últimas semanas

Author Photo
11:16 am - 04 de junho de 2020

O app Signal, que oferece um serviço open source e com encriptação de mensagens, percebeu nos últimos dias um pico de 121 mil downloads apenas nos Estados Unidos, a partir do dia 25 de maio. Antes, o app havia sido baixado apenas 37 mil vezes.

A razão pela crescente demanda é que o aplicativo tem sido utilizado por manifestantes norte-americanos, que estão tomando as ruas do país em protestos contra o assassinato de George Floyd pelo policial Derek Chauvin.

Para manter a segurança e anonimato de seus usuários, o Signal anunciou uma ferramenta que permite esconder os rostos de pessoas em fotos enviadas pelo aplicativo. “Na Signal, apoiamos as pessoas que saíram às ruas para que suas vozes fossem ouvidas. Acreditamos que algo na América precisa mudar, e mesmo que não saibamos exatamente como, apoiamos e confiamos nas pessoas que se auto-organizam em todo o país para descobrir isso”, diz a empresa em comunicado.

A versão mais recente do aplicativo, disponível para Android e iOS, oferece um novo recurso de desfoque no editor de imagens que visa proteger a identidade das pessoas presentes nas imagens. Todo o processamento de alteração das imagens acontece localmente, no dispositivo do usuário.

blur toolbar

Além disso, a empresa anunciou estar em busca de parceiros para desenvolver e oferecer gratuitamente criptografia para os rostos em imagens. “Estamos trabalhando para encontrar um fabricante capaz de produzir grandes volumes de revestimentos faciais nas atuais circunstâncias globais. Estamos finalizando alguns detalhes restantes e forneceremos mais informações em breve”, afirma.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.