Aposta da BlackBerry em software começa a gerar frutos

Author Photo
2:01 pm - 21 de dezembro de 2016
Aposta da BlackBerry em software começa a gerar frutos

A canadense BlackBerry ampliou sua perspectiva de lucro para 2017 e registrou aumento no lucro no terceiro trimestre, mostrando que a aposta de se mover mais para o software, deixando para trás aparelhos, está gerando frutos positivos.

O lucro fiscal por ação no terceiro trimestre, excluindo alguns itens, foi de 2 centavos de dólares, em comparação com a estimativa média dos analistas de perda de 1 centavo de dólar. A BlackBerry disse que espera registrar lucro para o ano inteiro. Depois da novidade, as ações subiram 4,4%, o maior ganho em dois meses.

“Vamos ganhar dinheiro este ano. Ninguém acreditou no começo”, afirmou o CEO da empresa, John Chen. Essa mudança, lembrou, é fruto da transformação da empresa. Agora, a BlackBerry soma mais de metade da receita total em software, incluindo sistemas operacionais para plataformas de entretenimento automotivo, software de compartilhamento seguro de arquivos e programas para ajudar empresas a gerenciarem seus dispositivos móveis.

Chen disse que a receita de software atingirá cerca de US$ 640 milhões no ano, que será encerrado em março. No ano anterior, a empresa registrou US$ 494 milhões.

Com isso, a companhia atingirá seu objetivo de aumentar as receitas de software em 30% no ano fiscal vigente. No ano seguinte, que termina em março de 2018, a unidade saltará cerca de 15%, disse Chen.

Três anos após seu contrato de cinco anos como CEO, Chen completou várias aquisições e afastou a fabricante de seu negócio de telefonia móvel. Ainda assim, as ações da companhia caíram 16% neste ano.

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.