Após meses de isolamento, comunicação das equipes se tornou estática e isolada, diz estudo da Microsoft

Adaptação ao modelo de trabalho remoto levou trabalhadores a se comunicarem menos e a trabalharem mais

Author Photo
10:25 am - 10 de setembro de 2021
videochamada trabalho híbrido trabalho remoto Imagem: Reprodução/Shutterstock

A pandemia mudou os hábitos dos trabalhadores e o formato do trabalho colaborativo. Ainda que diversas ferramentas tenham se popularizado para auxiliar as equipes, após algum tempo de uso, a adoção delas não foi capaz de manter a comunicação interna aquecida.

Um estudo realizado com 61.000 funcionários da Microsoft mostrou que, após alguns meses de isolamento, o trabalho remoto em toda a empresa fez com que a rede de colaboração se tornasse mais estática e isolada.

Em uma prévia do estudo publicado na Nature Human Behavior, nesta quinta-feira (09), pesquisadores da Microsoft mostram como colegas da empresa mudaram seus padrões de comunicação e colaboração durante os primeiros meses de isolamento.

Segundo informações do The Register, o estudo apontou que o isolamento fez com que trabalhadores tivessem menos probabilidade de se comunicar com pessoas de fora de suas equipes de negócios direto, em comparação com o tempo que passaram no escritório.

A Microsoft disse em postagem no blog que o tempo de colaboração gasto pelos funcionários com conexões entre grupos caiu cerca de 25% do nível pré-pandemia. Ao mesmo tempo, houve uma diminuição da comunicação síncrona – ligações, videoconferências ou reuniões presenciais – e um aumento na comunicação assíncrona – e-mail, SMS ou chat corporativo, os dados de e-mails, calendários, mensagens instantâneas e chamadas de vídeo/áudio.

Para a equipe de pesquisa liderada por Longqi Yang, pesquisador sênior aplicado da Microsoft, esses efeitos, juntos, podem tornar mais difícil para os funcionários adquirir e compartilhar novas informações na rede.

No comunicado, a empresa argumenta que mesmo que as empresas adotem o trabalho híbrido, os efeitos sobre os padrões de colaboração ainda estariam presentes, embora ligeiramente atenuados.

“Sem intervenção, os efeitos que descobrimos têm o potencial de impactar a capacidade dos trabalhadores de adquirir e compartilhar novas informações entre grupos e, como resultado, afetar a produtividade e a inovação. À luz dessas descobertas, as empresas devem ser cuidadosas sobre se e como optar por adotar políticas de trabalho em casa de longo prazo”, disse.

Com novas variantes da Covid-19 circulando em vários países, muitas empresas têm adiado o retorno completo ao escritório. A própria Microsoft adiou a data de retorno do pessoal para trabalhar no local até 4 de outubro, e aqueles que decidirem se deslocar para o local precisarão apresentar um comprovante de vacinação antes de entrarem.

Com informações de The Register

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.