Aplicativo Chave na Mão Manobra gera transformação digital em pátios de vagões da Rumo

No processo de construção dessa solução, os experts em desenvolvimento de software da CINQ, realizaram um projeto de User Experience (UX

Author Photo
4:21 pm - 01 de junho de 2018

O aplicativo Chave na Mão Manobra, idealizado pela Rumo e desenvolvido pela CINQ Technologies, ajudou a empresa de logística a aumentar a eficiência operacional e cumprir com seus objetivos estratégicos

A transformação digital nas indústrias também denominada de Indústria 4.0 é uma realidade no Brasil e no mundo. Isso não poderia ser diferente para a Rumo, a maior operadora de ferrovias do Brasil, a qual é referência internacional. A empresa nos últimos anos, tem investido em inovação para automatizar seus processos, sendo que um exemplo disso é o projeto Chave na Mão Manobra, desenvolvido pela CINQ Technologies, a qual atua globalmente em projetos inovadores e de missão crítica.

Para realização do processo chamado manobra, o qual acontece nos pátios de carregamento e descarregamento de vagões da Companhia, anteriormente a comunicação entre o centro de controle e as equipes de manobras era realizada apenas via rádio. Porém, esse processo era frágil, podendo gerar ruídos na comunicação entre os times de campo com o centro de controle. Ademais, o controle e reporte de problemas eram realizados de forma manuscrita. E, por não serem compilados, não geravam inputs do processo, impossibilitando, assim, os outputs, como identificação de motivos de atrasos. A partir desses problemas, surgiu a ideia do aplicativo Chave na Mão Manobra.

No processo de construção dessa solução, os experts em desenvolvimento de software da CINQ, realizaram um projeto de User Experience (UX), com o intuito de compreender a jornada do usuário final e também tomar decisões eficazes no desenvolvimento do aplicativo. Durante o projeto, a criação de protótipos e entrevistas com usuários finais, possibilitaram que todos os aspectos do processo fossem compreendidos e incorporados nessa solução.

“Na CINQ, a gente envolve a experiência do usuário desde o começo dos projetos; é comum que designers estejam presentes desde o levantamento de requisitos com os clientes, ajudando a entender o problema do usuário e construindo juntos uma ideia de solução. Também são feitos mapeamentos de jornada do usuário e visitas à campo para entender todos os contextos de uso daquele futuro produto ou serviço”, afirma a Analista de Usabilidade do projeto Chave na Mão Manobra.
O aplicativo foi desenvolvido em um período de quatro meses, seguindo a metodologia ágil e o framework Scrum, por uma equipe da CINQ Technologies composta por um Scrum Master, uma UX/UI Designer, três desenvolvedores e um QA (quality assurance), além do Product Owner da Rumo.

A partir de sua implementação, foi possível otimizar a comunicação entre o centro de controle de pátio e a equipe de campo, mitigando os ruídos que aconteciam nos comandos via rádio. O app também permite o acompanhamento em tempo real da manobra realizada, bem como o levantamento de dados que auxiliam em análises e melhorias do processo.

“A CINQ já tinha conhecimento sobre a tecnologia e pudemos contar com o seu apoio para manutenções, mesmo nossas operações rodando vinte e quatro horas”, explica Rafael Pinto, Product Owner da Rumo.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.