Aplicação correta da IA: como adotar para obter vantagem competitiva?

A conscientização e a implementação da IA em uma empresa não são tarefas triviais e os benefícios são incontestáveis

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3:30 pm - 20 de agosto de 2024
Imagem: Shutterstock

A aplicação da IA pode revolucionar a maneira como as empresas atuam, oferecendo soluções inovadoras e melhorando a eficiência das operações e a satisfação do cliente. No entanto, ainda existe uma grande lacuna na conscientização e na aplicação efetiva dessa tecnologia em atividades corporativas, especialmente quando envolve os colaboradores. 

Segundo dados divulgados pela Microsoft, 47% das empresas afirmaram que investiram em IA em 2023, diferente do ano anterior, em que a porcentagem era de apenas 27%. Esses números transparecem que há ganhos e vantagens competitivas na adoção deste recurso, entretanto, é fundamental que as empresas invistam não apenas em tecnologia, mas também na conscientização de toda equipe para alavancar os negócios de maneira sustentável e inteligente. 

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Capacitar as organizações para o uso da IA é essencial para formular as perguntas certas, que guiarão o processo de experimentação e investimento focado em resultados, como um workshop inicial, que pode abordar questões como “Quais áreas do nosso negócio podem ser mais beneficiadas pela IA?” e “Como podemos medir o impacto da IA em nossa eficiência operacional?”, entre outros. 

Mas como criar essa cultura internamente para que investimentos não sejam despendidos, mas sim que tragam resultados? Em primeiro lugar, é fundamental iniciar esse processo de conscientização pelo alto escalão, uma vez que líderes e gestores precisam compreender os reais benefícios e as implicações dessa tecnologia.  

Realizar treinamentos específicos, como sessões de introdução à IA e cursos sobre aprendizado de máquina, pode ajudar a esclarecer dúvidas e desmistificar conceitos complexos. Por exemplo, uma empresa pode utilizar workshops semanais para educar seus colaboradores, resultando em uma adoção mais fluida da tecnologia. 

Depois de estabelecer uma base sólida entre os líderes, chega a hora de envolver todos os colaboradores. Por meio de uma comunicação interna bem estruturada, com a aplicação de newsletters, intranet e reuniões para ajudar a disseminar informações sobre IA, as empresas criam um canal aberto de perguntas e feedbacks, garantindo que todos se sintam parte dessa transformação tecnológica. 

Outra abordagem eficaz nesse processo é integrar a IA nas tarefas diárias dos colaboradores, por meio de ferramentas e softwares para melhorar a eficiência e a produtividade, abordando tanto aspectos técnicos quanto éticos da tecnologia. Além disso, treinamentos práticos e dinâmicos podem facilitar a adaptação ao novo recurso e, dessa forma, todos na organização podem ter a oportunidade de experimentar esses benefícios em primeira mão. 

Contudo, acima de qualquer treinamento especializado, a comunicação aberta entre gestores e colaboradores é fundamental durante o processo para que haja uma mudança cultural na organização. Quando todos estão na mesma página, as chances de resistência diminuem significativamente,  criando um ambiente propício para a inovação e o crescimento contínuo dos negócios. 

A conscientização e a implementação da IA em uma empresa não são tarefas triviais e os benefícios são incontestáveis. Com todas as equipes envolvidas nesse processo, do alto escalão aos demais colaboradores, diminuem as chances de adotar a inovação apenas por adotar. É preciso transformar essa tecnologia em uma vantagem competitiva para que ajude no fortalecimento da posição da empresa no mercado. 

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Carlos Morais

Carlos Morais é diretor-executivo na Globant.

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