Categories: Notícias

Apesar da desaceleração, Brasil permanece grande no varejo on-line

A América Latina como um todo enfrenta um cenário desafiador de retração econômica, inflação alta e problemas com regulação e infraestrutura. Com isso,  a previsão da Forrester para os próximos anos, até 2020, é de que o mercado de varejo on-line tende a desacelerar.
Algumas conclusões do estudo realizado pela consultoria apontam que o Brasil continuará a ser o maior player no cenário latino-americano, mas seu crescimento será lento no varejo on-line.
Esse segmento no País representa o dobro de mercados argentino e mexicano combinados. “Mas a crise econômica em curso no Brasil está prejudicando o seu mercado de varejo on-line e causando uma desaceleração”, afirma Satish Meena, analista da Forrester. A expectativa é de que o e-commerce brasileiro cresça a uma taxa composta anual (CAGR) de 10,5% no período entre 2015 e 2020 – em comparação com o CAGR de 28,3% de 2010 a 2015.
“Os clientes estão gastando menos tanto offline quanto on-line, e isso afeta a taxa de crescimento global e penetração do varejo on-line, particularmente nas áreas não- metropolitanas”, analisa Meena, completando que a falta de regulamentação e um regime fiscal desfavorável tornam difícil para varejistas on-line expandir para além das áreas metropolitanas.
O México também apresentou importância no cenário, sendo uma das economias de mais rápido crescimento na América Latina em 2015. A expectativa é de que o país continue nesse mesmo caminho de recuperação em 2016.
“De acordo com o Fundo Monetário Internacional, o PIB do México crescerá 2,6% em 2016, alimentado pela procura interna privada saudável e transbordamentos de uma forte economia dos EUA. Isso está levando a investimentos por varejistas online como a Amazon, que lançou a operação completa de varejo no México em junho de 2015”, comenta Meena. Para os próximos anos, a previsão é de que o país seja foco de investimentos no varejo on-line na América Latina.
Outro ponto destacado por Meena que justifica a desaceleração na região é a diminuição na venda de tablets e smartphones, dispositivos que são grandes impulsionadores de compras on-line.

Recent Posts

Snowflake concluirá investigação sobre ciberataque que comprometeu 165 clientes

A Snowflake anunciou que encerrará esta semana sua investigação sobre um ciberataque que afetou até…

1 dia ago

Novas oportunidades em TI: cursos e vagas com inscrições abertas

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

1 dia ago

Rockwell Automation e NVIDIA colaboram para robôs industriais com IA

A Rockwell Automation anunciou novas colaborações com a NVIDIA para impulsionar o desenvolvimento de robôs…

1 dia ago

Real Máquinas melhora gerenciamento de estoque em 40%

A Real Máquinas, rede de concessionárias brasileiras da marca americana de máquinas agrícolas John Deere,…

1 dia ago

EXCLUSIVA: Compass UOL e Databricks fazem parceria em ofertas de dados com IA

A Compass UOL adiantou essa semana, com exclusividade para o IT Forum, que firmou uma…

1 dia ago

TI é consultora da adoção de IA nas empresas, mas falta informação

Quanto mais as empresas adotam aplicações de inteligência artificial, maior é a responsabilidade das equipes…

1 dia ago