Apenas 10% dos times devem voltar presencialmente às empresas, diz estudo

Pesquisa com gestores de RH indica preferência pelo home office para priorizar bem-estar dos funcionários e reter talentos

Author Photo
6:39 pm - 21 de fevereiro de 2022
software de colaboração, home office Imagem: Shutterstock

Mais da metade (56%) das empresas brasileiras alteraram a forma como trabalham durante a pandemia, apontou estudo feito pela Fretadão, startup de tecnologia para gestão de transporte fretado. A pesquisa ouviu 500 gestores de recursos humanos e 500 colaboradores de áreas diversas das companhias com o objetivo de mapear as maiores preocupações e mudanças de comportamentos ocorridas neste momento de definição da jornada híbrida de trabalho.

O home office parece ter se consolidado como forma preferencial de trabalho das empresas ouvidas. Segundo o estudo, apenas 10% dos times devem voltar presencialmente às empresas.

Leia também: Carrefour dará 10 mil bolsas em TI exclusivas para mulheres

De acordo com a pesquisa, o bem-estar e a saúde emocional dos colaboradores aparece como o item mais lembrado por gestores de pessoas. Mais de 50% dos funcionários tem intenção de valorizar ainda mais o seu bem-estar e saúde emocional, e sua relação com a rotina de trabalho após a pandemia.

A priorização do trabalho remoto, relaciona o estudo, também é uma forma das empresas se preocuparem com o bem-estar de seus funcionários e, consequentemente, reter talentos. A adoção da modalidade a longo prazo, mesmo com um possível recuo da pandemia, também questiona o pacote de benefícios dos funcionários.

Como exemplo, o tempo e qualidade no deslocamento para o trabalho aparece como uma importante variável para reter talentos nas empresas.

“A partir do momento que está claro que os colaboradores consideram cada vez mais o bem-estar, cabe às equipes de Recursos Humanos buscarem políticas, ações internas, campanhas e benefícios que garantam este equilíbrio entre vida profissional e pessoal”, aconselha Antonio Carlos Gonçalves, CEO do Fretadão.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.