Apdata quer automatizar 100% dos processos de RH

Author Photo
10:02 am - 09 de fevereiro de 2017

A utilização de tecnologias para automação de atividades e a busca por eficiência operacional têm se tornado o objetivo em diversos setores corporativos. A área de Recursos Humanos não foge à regra. Afinal, o setor é responsável por diversos processos burocráticos que envolvem leis trabalhistas, muitas vezes em constante mudança, o que exige cuidados especiais.

O cenário impulsiona tecnologias como parceiras de negócios e ferramentas como big data e inteligência artificial fazem parte do leque de opções para o desenvolvimento de soluções voltadas a este setor. Automatizar todos os processos operacionais de um departamento de RH para que os gestores possam focar no desenvolvimento de pessoas é a missão da Apdata, empresa brasileira de tecnologia, serviços de terceirização e consultoria em RH.

Desde a fundação da companhia em 1984, quando era um bureau de serviços antes de virar uma software house, Manoel Rocha, cofundador e hoje vice-presidente da Apdata, tem um objetivo claro: ser a principal empresa de RH em âmbito global. “Queremos dominar o mundo”, resumiu o executivo, durante entrevista ao IT Forum 365.

A aposta para conquistar o mercado global gira em torno do desenvolvimento e aprimoramento de uma plataforma para RH totalmente integrada, que realiza diversas funções, como folha de pagamento, controle de ponto e processos trabalhistas. E o principal: sem a necessidade de customização para cada cliente, com todas as ferramentas disponíveis para cada aplicação. Para Rocha, esse é o principal diferencial da empresa em relação aos principais concorrentes, muitos deles gigantes do setor de tecnologia.

“A maioria das empresas tem sistemas tradicionais com customização e rotinas específicas para cada cliente. Nós fazemos apenas uma na própria ferramenta, que capta e incorpora no sistema. Ou seja, não criamos nada específico na casa dos clientes. Conseguimos atender 600 clientes ao mesmo tempo – todos atualizados com cada tipo de aplicação”, afirma o executivo.

Isso permite que uma multinacional, por exemplo, possa utilizar o mesmo produto em diversos países – cada um com suas especificações em termos de necessidades e diferentes legislações. E esse é o grande foco de atuação da Apdata: grandes empresas, sobretudo multinacionais.

“O sonho de qualquer diretor de RH é ter o mesmo produto em todos países. Gaste-se fortunas com interações entre plataformas. Temos um produto único, com tudo integrado e atualizamos com a regra de cada país. Estamos anos-luz à frente dos nossos concorrentes com produtos globais. O produto nasceu para ser mundial, estruturado para o mundo inteiro.  Sempre investimos muito em tecnologia para aprimorar o produto”, completa o executivo.

Plataforma
O principal produto da empresa é o Global Antares (GA), composto por diversos módulos integrados, como Folha de Pagamento, Benefícios, Orçamento de Pessoal, Controle de Frequência, Controle de Acesso e Segurança, Processos Judiciais, Pesquisas, Quadro de Pessoal, Cargos e Salários, Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, Gestão por Competências e Objetivos, Carreira e Sucessão, Medicina Ocupacional e Segurança do Trabalho.

A empresa afirma que um processo de admissão, por exemplo, quando realizado com a tecnologia, cai de 48 horas em média para 10 minutos. A ferramenta pode aumentar em até 40% a produtividade da área.

Números
A Apdata fechou 2016 com 20% de crescimento e faturamento de R$ 57 milhões. A previsão para 2017 é de crescimento de 30%, mas, para Rocha, o principal salto virá em 2018 com o término do desenvolvimento de dois processos que estão em andamento: process flow (a evolução do workflow – processo de automação total da folha de pagamento) e double check (ferramenta de checagem de processos). A meta até esse ano é ter todos os processos 100% automatizados com robôs responsáveis para atender toda demanda do RH de uma empresa – atualmente cerca de 50% dos processos são automatizados com a ferramenta.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.