Antes de contratar um coach, fique atento a estas 5 perguntas
Segmento cresceu 300% no Brasil desde 2015. Mas entre tantas ofertas, como descobrir aquela que vai ajudar a alavancar sua carreira?

O mercado de coaching explodiu no país. Segundo o International Coach Federation (ICF), o cadastro de novos treinadores cresceu mais de 300% dentro do Brasil desde 2015.
Porém, junto com o crescimento de novos profissionais, também existem pessoas que aproveitaram o momento e, mesmo sem a capacitação necessária, cobram por consultoria ou sessões de gestão para outros profissionais.
Sem falar que, por conta de ser um serviço novo, é normal não saber o que se pode (ou não) exigir desse profissional durante a prestação do serviço. Para tirar as dúvidas mais simples com relação ao coaching, a Fast Company elencou algumas das principais questões envolvendo o tema. São essas:
1. Preciso de um coach, um mentor, um professor ou um especialista?
A figura do coach irá te guiar em dúvidas que já estão presentes, te ajudando a lidar com questões que fazem dentro da sua rotina. Já mentores, professores ou especialistas irão te capacitar em alguma competência (técnica ou social) que você acredite que é importante para o seu desenvolvimento.
Nenhuma função é melhor que a outra, mas é necessário ter clareza sobre o que se precisa no momento. Após fazer essa escolha, verifique se o profissional está realmente qualificado para lhe dar conselhos sobre seu campo de interesse ou se seguiu o caminho que você está prestes a seguir e alcançou os resultados que deseja obter.
2. O coach oferece um programa ou um planejamento estruturado?
Se você decidir que deseja os serviços de um coach, é importante entender se ele possui uma estrutura ou programa estruturado para guiá-lo neste processo. Muitos “coaches” apenas replicam coisas que ouviram em outros lugares (provavelmente, por outros coaches) e realmente não propõem soluções que estejam alinhadas com seus objetivos.
Se você está contratando porque não tem clareza quanto o caminho que se deseja guiar, verifique se o seu treinador tem um plano e uma maneira de guiá-lo.
3. Ele é um coach ou um excelente profissional de marketing?
Um coach geralmente também é um empresário da arte de conquistar clientes, e muitos (especialmente os mais famosos) tornam-se muito eficazes nas vendas e na propaganda de seus negócios.
Portanto, antes de assinar um contrato, pergunte-se: qual é o resultado que estou procurando aqui? Há evidências de que essa pessoa seja especialista em entregar o resultado que busco? Ou ele é simplesmente muito bom em convencer clientes?
4. Meu coach estará disponível para feedbacks periódicos?
Alguns coaches estarão disponíveis apenas durante as sessões. Já outros se disponibilizarão para feedbacks fora do horário marcado, especialmente por aplicativos de mensagens. O profissional que te ajudará também analisará suas redes sociais e fornecer te aconselhar sobre o conteúdo postado? O estilo de gestão é impositivo ou há colaboração entre as metas?
Se esse tipo de atenção é algo importante para você, não se esqueça de apresentar essas dúvidas antes de contratar o profissional — esse tipo de suporte não é uma regra. Então é importante verificar se todas as suas necessidades serão atendidas.
5. Confio em mim mesmo para fazer o trabalho?
Esta é a última, mas mais importante pergunta. Seu coach ou mentor não pode garantir resultados se você não se esforçar em realizar as mudanças propostas durante as sessões.
Um coach pode ajudá-lo a alcançar seu objetivo. Mas no final do dia, o compromisso de fazer o trabalho começa (e termina) com você. Se você confia em si mesmo para fazer o desconfortável e fazer o trabalho necessário, está na mentalidade e na posição corretas para contratar o serviço.