Notícias

ANPD publica dosimetria da LGPD e multas podem (finalmente) ser aplicadas

A Autoridade Nacional de Proteção de Dados, ou ANPD, anunciou nessa segunda-feira (27) a publicação da norma de dosimetria da Lei Geral de Proteção de Dados, a LGPD. O nome completo – Regulamento de Dosimetria e Aplicação de Sanções Administrativas – deixa claro do que se trata: quase cinco anos após a publicação da lei, multas e sanções poderão ser finalmente aplicadas contra aqueles que descumprirem a legislação.

A norma era o elemento que faltava para que a Agência pudesse punir descumpridores. Ela passou por um processo de debate e consultas públicas entre agosto e setembro do ano passado, com 2.504 contribuições. A aprovação aconteceu por unanimidade em reunião do Conselho Diretor da ANPD.

Quando aplicadas, as multas devem ser pagas em até 20 dias após a notificação. A fórmula de cálculo das multas pode gerar infrações leves, médias ou graves. As alíquotas mínimas e máximas começam em 0,08% a 0,15% do faturamento no caso de infrações leves; 0,13% a 0,5% em médias; e 0,45% a 1,5% nas graves. O texto da LGPD prevê multas de até 2% do faturamento, até o teto de R$ 50 milhões.

Os valores arrecadados serão destinados ao Fundo de Defesa de Direitos Difusos, que tem por finalidade reparar danos causados ao meio ambiente, ao consumidor, além de “bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico, paisagístico, por infração à ordem econômica e a outros interesses difusos e coletivos”.

LEIA NOSSO ESPECIAL: Dia Internacional da Proteção de Dados

Além das multas, sanções podem incluir advertências, divulgação pública de condutas, bloqueio e eliminação de dados pessoais, suspensão de até seis meses do funcionamento de um banco de dados infrator, entre outras. Reincidências e cumprimentos parciais geram aumentos de muta de 5% a 90% no valor.

Até o momento a ANPD recebeu cerca de 7 mil denúncias de descumprimento da LGPD, sendo oito processos de fato instaurados. Todos aguardavam a publicação da norma para seguir seu curso.

Bula da LGPD

“Uma multa muito leve a empresa prefere pagar e não cumprir [a LGPD], e o contrário também é valido. Algo impossível de ser pago não vai surtir efeito”, disse ao IT Forum o diretor-presidente da ANPD, Waldemar Ortunho Júnior, em entrevista exclusiva concedida em janeiro. O executivo já havia antecipado à reportagem que a publicação ocorreria em fevereiro.

O próprio Ortunho explicou do que se trata a dosimetria usando metáforas. “Dosimetria é aquela dose, como se fosse um medicamento. A dosimetria busca ser mais justa e eficaz no trato”, disse.

Segundo ele, o grande desafio da norma era encontrar punições justas de acordo com as infrações cometidas. “… vamos avaliar o dano que aquele vazamento e incidente de dados causou para a sociedade e o titular de dados. Vamos visualizar se existe reincidência, se existiu preocupação em diversas formas por parte da empresa.”

Recent Posts

DM9 e SoulCode anunciam parceria de capacitação em tecnologia

A agência DM9 e a SoulCode Academy anunciaram essa semana uma parceria para capacitar pessoas…

8 horas ago

SoftwareOne cria BU exclusiva para serviços Microsoft no Brasil

A empresa de origem suíça SoftwareOne anunciou recentemente a criação de uma unidade de negócios…

9 horas ago

CEO da Nutanix revela expectativas da parceria com a Dell

Rajiv Ramaswami, presidente e CEO da Nutanix, subiu ao palco do Next*, evento anual da…

11 horas ago

Neuralink fará segundo teste de implante cerebral

A Neuralink, empresa de neurotecnologia de Elon Musk, teve a aprovação da FDA (Agência de…

12 horas ago

Flexibilidade, inovação e compra da VMware pela Broadcom são motores de crescimento da Nutanix

Com as principais prioridades dos CIOs focadas na modernização de aplicações, inteligência artificial (IA), plataformas…

14 horas ago

IBM anuncia plataforma de código aberto no watsonx

Como forma de aumentar seu compromisso com o ecossistema de IA de código aberto, a…

14 horas ago