2019 fecha com queda de 1% na compra de smartphones, segundo Gartner

Samsung, Apple e Huawei foram as fabricantes que mais venderam dispositivos ao longo do ano

Author Photo
11:00 am - 11 de março de 2020

A empresa de análise Gartner anunciou o acumulado de venda de dispositivos móveis durante 2019, índice que apresentou uma queda de 1% – resultado até otimista, levando-se em conta que o ano passou começou com uma revisão de resultados da Apple, afirmando que as vendas do iPhone começariam a cair de forma significativa a partir daquele ano. 

E a companhia fundada por Steve Jobs foi uma das duas únicas a ter um resultado positivo no quarto semestre: um aumento de 7,8% nas vendas quando comparado com o mesmo resultado de 2018. Além do lançamento de um novo modelo, o crescimento de vendas no mercado chinês foi decisivo para os bons resultados da companhia: ele cresceu 39% no quarto trimestre. 

Junto com a Maçã, a Xiaomi também teve um bom final de 2019. A empresa comercializou 32,4 milhões de unidades no quarto trimestre, crescendo 16,5% no resultado ano a ano.   

O que as duas marcas têm em comum? Ambas devem ter sua produção afetada de forma significativa por conta do covid-19, variação do coronavírus originada na China e que agora está se expandindo pelo planeta. 

Acumulado do ano 

Quando se olha apenas para o percentual de crescimento ao longo de 2019, Samsung, Huawei e Xiaomi foram as companhias que mais cresceram, sendo que a coreana mantém o posto de maior fabricante global de smartphones.  

Já o ranking final das companhias ficou com Samsung, que vendeu 296 milhões de unidades, seguida por Apple (240 milhões) e Huawei (193 milhões). 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.