Angola Cables inicia travessia de cabo de fibra óptica que ligará Brasil à África

Author Photo
2:49 pm - 10 de agosto de 2017
Angola Cables - cabo submarino DCIM100MEDIADJI_0046.JPG

A operadora de telecomunicações Angola Cables iniciou a instalação do cabo submarino de fibra óptica que ligará o Brasil à África. O processo foi iniciado em Sangano, município da Quissama, em Angola, e levará de quatro a cinco meses para chegar até Fortaleza, no Ceará.

Participaram do evento de lançamento do cabo em alto mar diversas autoridades locais, entre eles o Ministro de Telecomunicações e Tecnologia de Informação de Angola, José Carvalho da Rocha, além de uma comitiva brasileira do Governo do Estado do Ceará, incluindo o governador Camilo Santana.

Construído pela unidade japonesa da NEC, o cabo terá capacidade de pelo menos 40 Tbps e 6 mil km de extensão, tudo na velocidade luz. A troca de informações entre os dois continentes será feita em até 63 milissegundos, mais rápida que um piscar de olhos. A etapa atual de instalação do cabo em águas rasas é uma das mais importantes do empreendimento, por exigir a participação de diversos especialistas.

António Nunes, CEO Global da Angola Cables, comenta que a instalação do SACS em alto mar irá envolver a participação de engenheiros, profissionais de TI e mergulhadores profissionais para que o cabo realmente seja fixado com segurança em solo marítimo. “Durante dois meses fizemos o mapeamento completo do terreno onde o cabo será instalado no Atlântico Sul. Dessa forma, definimos o melhor caminho a ser percorrido, evitando possíveis rupturas que ele possa sofrer devido às movimentações rochosas do solo”, afirma Nunes.

Hoje, além do SACS a Angola Cables conta com outros dois grandes projetos no Brasil, totalizando US$ 300 milhões em investimentos. São eles: o cabo Monet, que ligará Miami, nos EUA, a Santos, passando também por Fortaleza. Este por sua vez conta ainda com as participações do Google, Algar Telecom e Antel (Uruguai). A previsão é que ele comece a operar no último trimestre de 2017; o segundo projeto é a construção de um Data Center internacional, em Fortaleza, que será um agregador de cabos submarinos de fibra óptica. Em construção, ele iniciará suas operações no primeiro semestre de 2018.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.