Android avança, enquanto iOS da Apple perde market share

Author Photo
11:25 am - 31 de julho de 2014
Android avança

Os smartphones que rodam a plataforma Android correspondem a 85% dos embarques globais do primeiro semestre, uma alta de 80% em relação a 2013. As informações são do levantamento conduzido pela empresa de pesquisa Strategy Analytics, que revela o embarque total de 295 milhões de smartphones no último trimestre, equivalente a um aumento de 27% em relação ao mesmo período de 2013. 

Esses resultados confirmam o avanço do Android comparado ao seu maior concorrente, o iOS da Apple. De modo geral, todas as desenvolvedoras de sistemas operacionais para smartphones, exceto o Google, viram seu market share cair nesse período de um ano.

A Apple se deparou uma queda de 13.4% para 11,9% no market share do segundo trimestre de 2013 para o de 2104, enquanto a Microsoft caiu de 3.8% para 2.7%. Já a BlackBerry sofreu redução de 2,4% para 0,6% de market share em um ano. 
O diretor da Strategy Analytics, Neil Mawston, destaca que tanto o baixo custo dos serviços e quanto o software amigável fazem do Android um sistema operacional altamente atrativo para fabricantes, operadores e consumidores em todo o mundo.
Apesar da vantagem, alguns pontos devem servir de alerta para a hegemonia do Android, lembra o executivo, uma vez que há rumores sobre o lançamento de iPhones com telas maiores no próximo ano, além dos projetos da Mozilla de apostar em smartphones de baixo custo com sistema operacional Firefox, o que deve atingir diretamente os mercados emergentes. 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.