Andre Andriolli, CTO da VMware para AL, conta como empresa impulsiona inovação na região

IA generativa e multi-cloud demandam inovação constante. Executivo revela como a empresa e o time de tecnologia endereçam questões

Author Photo
1:10 pm - 23 de agosto de 2023
Andre Andriolli, diretor sênior de engenharia da VMware na América Latina e membro do VMware Office of the CTO, Global Field Andre Andriolli, diretor sênior de engenharia da VMware na América Latina e membro do VMware Office of the CTO, Global Field. Foto: Divulgação

O cenário tecnológico na América Latina está passando por uma transformação significativa, à medida que empresas e organizações buscam maneiras de realizar inovação, modernizar e proteger suas operações em um ambiente cada vez mais complexo. Em entrevista ao IT Forum no VMware Explore, Andre Andriolli, diretor sênior de engenharia da VMware na América Latina e membro do VMware Office of the CTO, Global Field, revelou como a empresa está liderando essa mudança e endereçando desafios como a adoção de multi-cloud e a ascensão da inteligência artificial (IA) generativa.

Segundo o executivo, há alguns anos a VMware Cloud tem se firmado como o sistema operacional das empresas no Brasil e em toda a América Latina. “A VMware não apenas oferece uma plataforma poderosa, mas também foca em proporcionar flexibilidade para os clientes. Essa abordagem flexível está se mostrando bem-sucedida, uma vez que a indústria está rapidamente adotando a plataforma para uma variedade de casos de uso, desde bancos e telecomunicações até varejo”, exemplifica ele.

Uma das barreiras superadas pela solução, destaca, é o custo associado ao processamento de dados complexos e experimentos com inteligência artificial (IA). “A VMware Foundation está desempenhando um papel fundamental ao permitir que as empresas aproveitem a IA de forma eficaz, sem que o custo se torne proibitivo”, comenta.

Ele observa ainda que a capacidade de as empresas escolherem entre várias nuvens e terem uma plataforma adaptável está permitindo que os negócios atendam às necessidades específicas dos seus clientes na América Latina, onde a sensibilidade aos custos e regulamentações é uma consideração crucial.

Inovação contínua e adaptação ao ambiente tecnológico

Quando questionado sobre como a VMware mantém sua posição de estar na vanguarda tecnológica no cenário tecnológico em constante evolução, Andriolli destacou a experiência e o compromisso da empresa em trabalhar em colaboração com clientes e parceiros. Na perspectiva do executivo, inclusive, a aquisição pela Broadcom, que está prestes a ser aprovada pelas entidades regulatórias, tratará novo fôlego para o canal.

Andriolli aponta que a satisfação do cliente é uma prioridade para a VMware, e a empresa adota uma abordagem estruturada para atender às necessidades específicas de cada cliente. Com uma equipe experiente e uma rede forte de parceiros, a VMware adapta suas soluções para enfrentar os desafios exclusivos da região da América Latina. Andriolli aponta que a criatividade e a colaboração dos clientes brasileiros têm sido uma vantagem, permitindo que a VMware ofereça soluções com as melhores práticas de mercado, mas que atendem às demandas individuais.

“A adoção da IA está impulsionando ainda mais essa abordagem inovadora, permitindo que a VMware aborde desafios complexos, como segurança cibernética e reconhecimento facial, de maneira eficiente e econômica”, conta.

Multi-cloud e IA generativa

Nos últimos anos, a ideia de que as empresas iriam aderir às grandes soluções de hyperscale e alcançar o sucesso não se concretizou como esperado, provoca o executivo. Segundo ele, a realidade se mostrou mais complexa, resultando em uma abordagem multi-cloud, algo que é bem positivo não só para a VMware, mas para o mercado, que tem a liberdade de escolher diversas nuvens.

Andriolli observa que a VMware tem sido um facilitador nesse cenário, oferecendo uma plataforma homogênea que pode ser adaptada para diferentes ambientes de nuvem, gerando segurança e eficiência para a operação.

No que diz respeito à IA generativa, o executivo comenta que as empresas estão experimentando diversas abordagens, e a VMware tem desempenhado um papel-chave nessa evolução. “O foco está em compreender os custos, as vulnerabilidades e os benefícios da IA, bem como garantir a segurança dos dados.”

Futuro tecnológico

Nos próximos anos, espera-se uma nova onda de avanços tecnológicos, incluindo a evolução das aplicações, a computação em edge e o crescimento contínuo da IA. Um cenário pujante tecnológico, que o executivo afirma que a VMware está em linha.

“Estamos comprometidos em liderar essa inovação de maneira responsável, considerando a privacidade e a segurança dos dados como prioridades fundamentais. A empresa está pronta para abraçar a mudança e continuar a trabalhar em estreita colaboração com seus clientes na América Latina”, finaliza ele.

*A jornalista viajou a convite da VMware

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Déborah Oliveira

Editora-chefe e diretora de Conteúdo do IT Forum, Déborah Oliveira é jornalista com mais de 17 anos de experiência na área de TI. Tem passagens pelas redações da Computerworld, CIO e IDG Now!. Bacharel em Jornalismo, com graduação executiva em Marketing, e MBA em Marketing. Em 2018, foi vencedora do prêmio de melhor Jornalista de TI no Brasil, do Cecom. Em 2019 e 2020, foi destaque do mesmo prêmio na categoria Telecom. É uma das autoras do livro “Da Informática à Tecnologia da Informação – Jornalistas Contam Suas Histórias”, pela editora Reality Books, lançado em 2020.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.