Notícias

Andrade Gutierrez sustenta tradição, mas adotando cultura inovadora

Empresas de setores tradicionais, como os de engenharia e construção, também estão enfrentam a atual necessidade de se reinventar. No entanto, essas empresas muitas vezes se caracterizam pela estabilidade e pela tradição, tornando a inovação interna um desafio. Para André Medina, superintendente de inovação da Andrade Gutierrez, é importante entender que inovar é muito mais que “sair da caixa”, mas sim fomentar ações práticas.

Uma das estratégias atuais da construtora é aliar inovação com comprovação de eficácia por meio de indicadores. “Inovar é diferente de inventar’. Criar ideias que não gerem impactos positivos, não é inovar”, diz ele. “A inovação deve gerar resultado, que pode ser financeiro, ambiental, de segurança, entre outros.”

Como exemplo, Medina cita melhor gestão de tempo dos colaboradores, diminuição de acidentes em canteiro de obras, otimização de recursos, entre outros.

Andrade Gutierrez: tradicional em mutação

Para o especialista, a transformação da cultura interna exige, primeiro, identificar pontos de melhoria dentro da organização e incentivar funcionários a participarem. “Acreditamos que o engajamento e a flexibilidade são elementos fundamentais para impulsionar a criatividade interna. Incentivamos nossos colaboradores a buscar constantemente otimizações e a compartilhar ideias para mantermos uma cultura inovadora”, diz.

Leia também: Marcelo Bernardino: ‘Brasil é maior filial da Indra Group em termos de receita’

Na Andrade Gutierrez, acontece quinzenalmente o “Conecte-se com a Inovação”, evento interno dedicado aos colaboradores. Nele são divulgadas as inovações implementadas na empresa, o que promove insights e amplia possibilidades de inovar em outras áreas da corporação.

“Acreditamos que a transformação deve acontecer de dentro para fora, por isso ter o engajamento dos colaboradores é parte fundamental da nossa cultura. Mesmo a AG atuando fortemente com a inovação aberta, são os colaboradores que fomentam essa cultura no dia a dia”, explica.

Segundo o executivo, empresas de engenharia e construção estão voltando atenções para startups, e programas de inovação aberta permitem interação com jovens empresas inovadoras. O Vetor AG é o programa de inovação aberta criado em 2018 pela Andrade Gutierrez, e já realizou mais de 1.500 conexões com startups, diz a empresa, além de ter permitido a contratação de soluções para as práticas da construtora.

“Com a Vetor AG Ventures, nossa open venture builder, apoiamos o desenvolvimento de startups do nosso setor. Essa colaboração cria um ecossistema dinâmico, onde a inovação é capaz de se expandir em trocas constantes com o mercado”, diz Medina, que lidera a Vetor AG.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Recent Posts

Movida lança agente de IA no WhatsApp em parceria com a Meta e aposta em nova experiência de locação

A plataforma de locação de automóveis Movida lançou um agente de inteligência artificial integrado ao…

2 dias ago

Oracle nomeia Marcelle Paiva como nova VP de vendas, Data&AI Hub na América Latina

A Oracle anunciou Marcelle Paiva como nova vice-presidente de vendas, Go-to-Market (GTM) e ecossistema para…

2 dias ago

Mercado de IPOs de tecnologia ganha força com avanço da IA

O mercado de ofertas públicas iniciais voltou a ganhar tração em 2026, impulsionado principalmente pelo…

2 dias ago

Oracle adiciona US$ 85 bilhões em contratos de IA e encerra trimestre com carteira recorde de US$ 638 bilhões

A Oracle encerrou o quarto trimestre e o ano fiscal de 2026 com resultados recordes,…

2 dias ago

Disputa entre Anthropic e OpenAI expõe divergências sobre o futuro da inteligência artificial

A disputa entre Anthropic e OpenAI ganhou novos contornos e se tornou um dos principais…

2 dias ago

Marketing B2B precisa se reorganizar para atender compradores mais autônomos, diz Forrester

As áreas de marketing B2B precisam rever sua estrutura operacional para acompanhar a transformação do…

2 dias ago