Anatel toma precauções contra vírus

Autarquia está usando trabalho remoto e sessões do conselho diretor são fechadas ao público

Author Photo
8:00 pm - 19 de março de 2020

Desde quinta-feira passada (12), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que regulamenta todo setor de telecom, formalizou os procedimentos e as regras para prevenir colaboradores e visitantes contra a infecção e evitar propagação do COVID-19.

Nos dias 12 e 17 de março, as medidas foram intensificadas por meio das Portarias nº 320, (SEI nº 5331251) e nº 334 (SEI nº 5345190 e nº 5347279), respectivamente.   As normas foram “editadas com bases em leis e instruções normativas que falam sobre o enfrentamento da emergência de saúde pública internacional decorrente do coronavírus (COVID-19).”

A autarquia tem emitido comunicados internos com orientações de como combater o vírus. Ainda acompanham e buscam seguir orientações do governo, como manter a limpeza e a desinfecção de superfícies nas dependências da sede da agência, de forma intensificada.

Também tomaram as medidas necessárias para a contratação de vacinação dos servidores, estagiários e terceirizados de todas unidades contra o vírus da gripe Influenza, além de outras medidas pertinentes, como a compra de álcool gel.

Todas reuniões e eventos só devem ser feitas de forma remota, exceto em casos de prejuízo à manutenção dos serviços essenciais. As sessões do conselho diretor estão restritas aos membros do mesmo e autoridades da Anatel, sendo transmitidas ao vivo, pela internet.

Ainda adotaram medidas de divulgação para que os interessados, ao receberem a informação sobre o fechamento, tenham ciência de telefone e email por onde as demandas podem ser feitas.

As viagens nacionais e internacionais só devem acontecer em casos excepcionais, ante avaliação da presidência da agência. Para aqueles que tenham algum sintoma da doença ou estejam nos grupos de riscos, ou ainda tenham viajado recentemente, é determinado o trabalho remoto, com auxílio de ferramentas como o Teams, Whatsapp, VPN entre outras.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.