Anatel abre consulta sobre instalação de antenas 5G próximas de aeroportos

Requisitos previstos estabelecem uma zona de atenção próximo a pistas de pousos e decolagens

Author Photo
4:09 pm - 24 de maio de 2022
Imagem: Shutterstock

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) publicou os requisitos que deverão ser observados pelas prestadoras de telefonia móvel na instalação de estações de redes 5G, na subfaixa de 3.300 MHz e 3.700 MHz, em áreas próximas de determinados aeroportos.

Os requisitos previstos na Consulta Pública nº 36 estabelecem uma zona de atenção nas proximidades de pistas de pousos e decolagens de aeroportos. Tais requisitos dentro das zonas de atenção visam manter os devidos padrões de segurança de aviões.

Segundo a Anatel, a lista constará da versão final do Ato a ser aprovado pela Agência. Já a consulta pública está aberta até o dia 22 de junho deste ano.

Leia também: 5G: consumidores e empresas não enxergam potencial além de mais velocidade

A Anatel informa que medida está sendo empregada em caráter de precaução, tendo em vista que os estudos realizados pela Agência não revelaram riscos de interferência entre o uso típico de redes celulares na faixa de 3,5 GHz, adotada pelo Brasil para o funcionamento da tecnologia 5G, e os equipamentos de radionavegação aeronáutica.

“As restrições impostas pela Anatel para funcionamento dessas estações próximas a pistas de aeroportos buscam conferir segurança ainda maior à convivência entre os sistemas das redes 5G e da radionavegação aérea”, informou a agência.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.