Anatel faz acordo com Cloudflare para manter bloqueio do X no Brasil

Empresa de Elon Musk, X utilizou tecnologia da Cloudflare para burlar bloqueio determinado por Alexandre de Moraes

Author Photo
9:32 am - 19 de setembro de 2024
Imagem: Shutterstock

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) chegou a um acordo com a operadora Cloudflare para a manutenção do bloqueio do X no Brasil. A informação é da coluna de Andreza Matais, do UOL.

Segundo a publicação, a agência enviou notificações aos 20 mil provedores de internet e operadoras do país, determinando novamente o bloqueio do X.

A Cloudflare estava sendo utilizada por Elon Musk para burlar a ordem de suspensão do X, estabelecida pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Leia mais: Desbloqueio do X no Brasil é resultado de atualização no app, diz Abrint

Em acordo com a Anatel, a Cloudflare teria “isolado” o tráfego do X pela plataforma. Dessa forma, o bloqueio do X se tornou novamente possível, sem afetar outras empresas que utilizam os serviços da Cloudflare, incluindo bancos e provedores de internet.

Realizada na noite desta terça-feira (17/9), a manobra do X fez com que o serviço pudesse ser acessado novamente no Brasil durante o dia de ontem.

“A mudança para o Cloudflare torna o bloqueio do aplicativo muito mais complicado. Diferente do sistema anterior, que usava IPs específicos e passíveis de bloqueio, o novo sistema faz uso de IPs dinâmicos que mudam constantemente”, disse a Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint) ontem, em nota.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.