Anatel faz acordo com Cloudflare para manter bloqueio do X no Brasil
Empresa de Elon Musk, X utilizou tecnologia da Cloudflare para burlar bloqueio determinado por Alexandre de Moraes
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) chegou a um acordo com a operadora Cloudflare para a manutenção do bloqueio do X no Brasil. A informação é da coluna de Andreza Matais, do UOL.
Segundo a publicação, a agência enviou notificações aos 20 mil provedores de internet e operadoras do país, determinando novamente o bloqueio do X.
A Cloudflare estava sendo utilizada por Elon Musk para burlar a ordem de suspensão do X, estabelecida pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Leia mais: Desbloqueio do X no Brasil é resultado de atualização no app, diz Abrint
Em acordo com a Anatel, a Cloudflare teria “isolado” o tráfego do X pela plataforma. Dessa forma, o bloqueio do X se tornou novamente possível, sem afetar outras empresas que utilizam os serviços da Cloudflare, incluindo bancos e provedores de internet.
Realizada na noite desta terça-feira (17/9), a manobra do X fez com que o serviço pudesse ser acessado novamente no Brasil durante o dia de ontem.
“A mudança para o Cloudflare torna o bloqueio do aplicativo muito mais complicado. Diferente do sistema anterior, que usava IPs específicos e passíveis de bloqueio, o novo sistema faz uso de IPs dinâmicos que mudam constantemente”, disse a Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint) ontem, em nota.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!