Americanas planeja formar 5 mil mulheres em tecnologia até 2023

Como parte de suas estratégias ESG, companhia busca também neutralizar emissões de carbono até 2025

Author Photo
8:55 am - 01 de julho de 2022
Imagem: Shutterstock

A Americanas S.A., holding que detém a operação das Lojas Americanas e B2W Digital, tornou pública algumas de suas metas de ESG para os próximos anos. Entre elas o compromisso de formar mais de 5 mil mulheres em competências relacionadas à tecnologia até 2023 e ter metade de seu quadro de liderança na área ocupado por mulheres até 2030.

Para a estratégia ESG, a companhia afirma priorizar cinco Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU: a promoção da educação de qualidade; igualdade de gênero; o trabalho digno e crescimento econômico; redução das desigualdades; e, por fim, iniciativas para mitigar os impactos das mudanças climáticas.

Dentro de seus planos para mitigar as mudanças climáticas, a Americanas se comprometeu a neutralizar emissões de carbono até 2025. O plano de descarbonização inclui metas para mitigar seus impactos ambientais, como o fortalecimento de uma frota logística multimodal e ecoeficiente.

Leia também: ‘Contar histórias de pessoas LGBTQIAP+’ é ferramenta para promoção da diversidade

Entre outras ações previstas nesta frente estão o aumento de uso de embalagens recicláveis para reduzir os resíduos sólidos em 30% até 2030. Até 2023, a companhia busca atingir 20 mil produtos certificados pelo programa Americanas + Clima, que auxilia clientes na identificação de produtos que ajudam no combate às mudanças climáticas. Até 2030, a Americas S.A. planeja atingir 100% da operação de loja abastecida com energia renovável, hoje em 37%.

Em 2021, o grupo ingressou no Movimento Pela Equidade Racial (MOVER), coalizão de empresas e instituições que tem como um de seus objetivos criar 10 mil posições para negros em cargos de liderança até 2030, e a contratação de mais de 7 mil jovens em situação de vulnerabilidade pelo Um Milhão de Oportunidade (1MiO), iniciativa liderada pelo UNICEF que tem como meta gerar um milhão de oportunidades de acesso à educação de qualidade, inclusão digital, formação profissional e vagas de emprego para jovens em situação de vulnerabilidade.

A companhia está entre as 10 varejistas líderes em sustentabilidade no mundo, segundo o Dow Jones Sustainability Index (DJSI).

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.