América Latina tem maior crescimento em serviços móveis financeiros

Author Photo
4:40 pm - 13 de maio de 2015
América Latina tem maior crescimento em serviços móveis financeiros
Relatório divulgado hoje (13/5) pela GSMA mostra que quase dois terços dos países da América Latina têm pelo menos um serviço de dinheiro móvel. Atualmente, há um total de 37 serviços móveis financeiros, responsáveis por aproximadamente 14,9 milhões de contas de dinheiro móvel registradas em 19 países da região. Isso inclui sete novos serviços no Brasil, Colômbia, República Dominicana, Equador, Panamá e Peru de 2014 até hoje.

No último ano, segundo o levantamento, a região apresentou o crescimento mais rápido em registros de novas contas de dinheiro móvel no mundo, com taxa de crescimento de 50%.

Na avaliação de Sebastian Cabello, diretor da GSMA na América Latina, houve grande progresso na inclusão financeira na América Latina e a região passou por um aumento significativo no número de adultos com contas bancárias, embora aproximadamente metade de todos os adultos ainda continuem sem contas.

Outro dado apresentado pelo levantamento indica que mais de um quarto de todas as transações de dinheiro móvel na região da América Latina e Caribe envolvia terceiros, como pagamentos de contas, pagamentos volumosos e pagamentos de comerciantes, que eram de apenas 14% em 2012. 

A GSMA indica que esse cenário é importante para a América Latina e o Caribe, pois as transações de ecossistema são essenciais para perceber o potencial completo dos serviços móveis financeiros, embora sejam tradicionalmente os produtos mais difíceis de ganharem impulso no mercado de dinheiro móvel.

Para se ter uma ideia, na África Oriental, onde o sistema de dinheiro móvel é o mais bem-sucedido no mundo, apenas 6% de todo o volume de transação foram operações do ecossistema. 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.