América Latina pode acrescentar 1.500 MHz de espectro para serviços móveis até 2018

Author Photo
8:52 am - 21 de novembro de 2016
América Latina pode acrescentar 1.500 MHz de espectro para serviços móveis até 2018

Estimativas apuradas pela 5G Americas, com base em anúncios disponíveis publicamente, indicam que processos para alocação de espectro radioelétrico para serviços de telecomunicações móveis em nove países da América Latina poderiam proporcionar, até 2018, uma capacidade total de cerca de 1.556 MHz. O valor considera a disponibilidade de faixas e frequências, além de processos de atribuição de espectro similares recentes. O montante final de MHz a ser atribuído dependerá das especificações e outros documentos em processos relevantes determinados pelos órgãos competentes.

Os países que têm anunciado publicamente planos para outorga de frequências a serem desenvolvidas até 2018 são Colômbia, Costa Rica, Guatemala, El Salvador, Honduras, México, Paraguai, Uruguai e Venezuela.

José Otero, diretor da 5G Americas para América Latina e Caribe, comenta que as notícias dos próximos processos para a entrega de espectro radioelétrico na América Latina refletem uma maior consciência por parte dos governos da região sobre a importância que têm os serviços móveis para incentivar a conectividade como meio para melhorar a qualidade de vida das pessoas. “Fica evidente um maior interesse em fomentar o desenvolvimento de uma infraestrutura que permita melhores serviços, o que finalmente resulta em comunidades conectadas com um serviço de melhor qualidade. No entanto, é importante mencionar que estes benefícios somente são observados se o espectro entregue às operadoras possa ser utilizado de forma imediata para comercializar serviços móveis. Do contrário, o impacto no desenvolvimento da indústria será nulo até que esteja pronto para o uso”, diz.

Considerando que a capacidade de espectro radioelétrico alocado para serviços móveis nestes países soma 2.721 MHz atualmente (Índice 5G Americas de Espectro Radioelétrico, Julho de 2016), a capacidade potencial representa um aumento de 57% na disponibilidade de frequências para serviços móveis.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.