Ambientes multicloud: desafios e benefícios de ter múltiplos provedores de nuvem

Seja qual for a escolha, haverá desafios para equipes de tecnologia. Mas vantagens são maiores que desvantagens

Author Photo
10:27 am - 10 de novembro de 2021
cloud native, nuvem Imagem: Shutterstock

A migração dos ambientes de processamento tradicionais (in-house) para o mundo da nuvem já é realidade para inúmeras empresas há bastante tempo. Não se pode ignorar as vantagens operacionais, financeiras e tecnológicas em adotar cloud computing para suportar as cargas de trabalho dos diversos sistemas e aplicações de negócio. 

As empresas e os profissionais de tecnologia podem optar por ambientes multicloud ou híbridos, em função de suas necessidades, projetos, decisões estratégicas ou convicções técnicas sobre o que é mais adequado para as aplicações e o negócio. 4 benefícios chave alcançados na adoção de uma estratégia multicloud são: 

  • Otimização dos investimentos, pela escolha de serviços com melhor capacidade de recursos e preços mais atraentes, e da infraestrutura, pela possibilidade de selecionar o que cada fornecedor possui de melhor para cada tarefa, aplicação ou carga de trabalho. 
  • Atendimento às demandas de legislação, quando o armazenamento de dados precisa seguir definições feitas pelos governos. 
  • Elevação da resiliência no armazenamento e funcionamento do ambiente, evitando perda de dados ou interrupções caso um fornecedor de cloud sofra uma falha na disponibilização de seus serviços. 
  • Mudança de cultura na evolução dos ambientes tecnológicos, uma vez que a utilização do ambiente multicloud faz com que as equipes passem a utilizar mais as tecnologias como serviço, tirando proveito das diferentes ofertas e evolução dos fornecedores. 

Seja qual for a escolha, haverá desafios para as equipes de tecnologia, mas as vantagens são maiores do que as desvantagens nesta balança e os benefícios da adoção de cloud computing não devem ser ignorados por querer evitar as possíveis dificuldades. 

No entanto, é importante que os desafios de uma estratégia multicloud sejam compreendidos, listados e endereçados antes de se iniciar a real jornada de implementação. Pontos que podem impactar a estratégia adotada no médio e longo prazo precisam ser tratados e, se possível, resolvidos ou mapeados antecipadamente, evitando problemas futuros.  

Entendendo os desafios de implementação multicloud 

Estudar cases de sucesso em estratégias multicloud é um bom ponto de partida. Experiências de empresas que já passaram ou estão executando uma implementação multicloud podem gerar ótimos insights. É fundamental também avaliar as necessidades da organização para começar a busca pelos fornecedores que irão compor a estratégia multicloud, já que estes deverão oferecer e estar preparados para suprir as necessidades da sua organização. 

O próximo passo é analisar e compreender a capacidade de integração dos diferentes fornecedores que serão utilizados. Talvez não seja possível encontrar fornecedores onde toda plataforma seja “receptiva” para integrações, mas é preciso ter um bom nível de possibilidades.  

Além disso, os fornecedores precisam ter reconhecimento do mercado. É muito mais fácil trabalhar com quem possui experiência comprovada na oferta dos serviços que a sua organização precisa. O ideal é buscar fornecedores que tenham certificações relacionadas a padrões de mercado reconhecidos, pois a interoperabilidade dos ambientes fica facilitada quando os padrões são os mesmos. 

Por fim, os serviços de suporte técnico serão sempre muito utilizados, portanto, é necessário avaliar com bastante critério a disponibilidade e qualidade destes serviços. Aqui é importante ainda avaliar e selecionar um bom parceiro integrador para ajudá-lo nesta jornada.  

Existem várias empresas que são especializadas em desenvolver projetos de migração para cloud computing e implementações multicloud, porém vale a investigação e seleção de um parceiro que tenha experiência e credenciais comprovadas para ajudá-lo em seu projeto. A experiência anterior e o tempo em que este integrador atua no mercado é um referencial importante a ser considerado. É muito provável que você esteja selecionando alguém que deverá ter uma relação de longo prazo com sua organização, o apoio em projetos futuros por alguém que já conhece sua estrutura será sempre benéfico.  

Oportunidade para transformar a organização 

O gerenciamento dos fornecedores e serviços é a chave para que a estratégia multicloud proporcione condições adequadas para a evolução tecnológica e o sucesso do negócio. 

Com um bom trabalho de levantamento de necessidades da organização e selecionando adequadamente os fornecedores para suportar a estratégia, é possível alcançar bons benefícios. Alguns terão visibilidade direta nos resultados de indicadores da organização e outros precisam ser avaliados em relação a eventuais impactos negativos ao negócio, caso as mudanças não ocorrerem e a evolução tecnológica não aconteça.  

Não é uma tarefa fácil, mas os efeitos de uma estratégia multi-cloud podem proporcionar um ambiente aberto e repleto de oportunidades de evolução tecnológica e de transformação para a organização, conduzindo-a e suportando-a de maneira mais consistente para enfrentar os desafios do mercado, a concorrência e a evolução dos consumidores. 

* Helder Ferrão é gerente de marketing industrias para a América Latina da Akamai Technologies 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.