Ambiente educacional precisa acompanhar mindset da sociedade

"A diferença do mundo externo para o educacional precisa diminuir. Os jovens clamam por uma mudança de paradigma", diz palestrante do IT Forum X

Author Photo
6:33 pm - 16 de outubro de 2019

Não há dúvidas de que a educação é o norte para o setor de tecnologia. De acordo com o prof. Wagner Sanchez (FIAP), o digital learning é mais do que uma forma de ensinar, e sim uma filosofia de aprendizado. “Imaginem uma criança com déficit de atenção que precisa aprender tabuada da maneira tradicional? É um tormento para ela. O aprendizado de forma lúdica funciona muito melhor”. Sanchez desenvolveu um game para o ensino de tabuada – a ideia foi seu projeto de doutorado, e teve sucesso prático com alunos do ensino fundamental.

“Acontece que estamos ainda colocando crianças em uma sala analógica que não faz mais sentido no contexto de hoje. As primeiras gerações que nasceram com internet já estão no começo da faculdade. É outro mindset, outras sinapses. A diferença do mundo externo para o educacional precisa diminuir. Os jovens clamam por uma mudança de paradigma.”

Nada de TCC

Essa necessidade reflete nos modelos de negócios digitais que são algumas das mais bem-sucedidas empresas do mundo, como Apple, Netflix, Amazon etc. O digital learning é uma ponte para isso, de acordo com o professor.

Ele segue essa ideia à risca justamente na sua atividade acadêmica. “Na FIAP, que é muito ligada a atividades de tecnologia, substituimos os TCCs por start-ups. “Cada projeto tem de resolver um problema real, que existe, apresentado por empresas. A nossa iniciação científica segue o mesmo modelo, o artigo é consequência”.

Sanchez foi um dos palestrantes do primeiro dia de IT Forum X, e apresentou painel “Educação analógica versus geração digital”, parte da programação da praça GOL.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.