Amazon Web Services reafirma investimento na América Latina

Author Photo
3:32 pm - 02 de junho de 2016
Amazon Web Services reafirma investimento na América Latina

O cenário econômico atual não assusta a Amazon Web Services (AWS), que garante manter o investimento na América Latina e no Brasil. Teresa Carlson, vice-presidente global para Setor Público da companhia, lembrou que a gigante de nuvem está presente na região desde 2011 e, a partir de então, aposta forte para crescer por aqui e nos demais países. “Nossos negócios estão saltando mais do que os gastos com TI”, afirmou durante evento anual da empresa em São Paulo, o AWS Summit.

Teresa conta que a AWS tem apostado em várias frentes para buscar expansão dos negócios, como a força do ecossistema de parceiros. Um dos exemplos relatados por ela foram os independent software vendors (ISVs), que tiram vantagem da nuvem para criar aplicações e promovê-las globalmente. Somente no AWS Marketplace são 35 categorias de soluções, somando 800 ISVs.

A VP lembrou durante a apresentação que a companhia está trazendo para o Brasil uma série de soluções lançadas no final do ano passado para ajudar empresas a crescer e conquistar ainda mais flexibilidade com a nuvem.

Uma delas é a Amazon Redshift, armazém de dados rápido, gerenciado e em escala de petabytes que promete tornar mais simples e econômica a análise de dados usando ferramentas de inteligência de negócios que organizações já dispõem. “Vocês nos pediam um data warehouse mais rápido e inteligente e ele surgiu como resposta. Em alguns meses, estará disponível na América Latina”, garantiu. Na lista de clientes globais que já estão tirando vantagem do poder de analytics estão, segundo Teresa, Netflix, Novartis e Mapfre Seguros.

Outra solução citada por ela foi o Amazon Kinesis, família de tecnologias composta pelo Amazon Kinesis Firehose, que migra volumes enormes de dados de streaming para a AWS; e o Amazon Kinesis Analytics, que permite a análise de dados de streaming com padrão SQL.

A executiva anunciou ainda a disponibilidade de outras ferramentas para a região nos próximos meses, como o AWS Database Migration Service, que, de acordo com ela, ajuda a migrar bancos de dados para a AWS facilmente e com segurança. “Buscamos, constantemente, garantir que organizações tenham em mãos as ferramentas adequadas para prover serviços de forma segura, rápida e com custo competitivo. Fazemos isso todos os dias. Reinventar e repetir”, finalizou.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.