Notícias

Amazon redesenha Alexa e planeja lançamento de novo plano de assinatura

A gigante do comércio eletrônico, Amazon, está passando por uma significativa reformulação de sua assistente de voz, a Alexa, em preparação para o lançamento de um novo plano de assinatura pago, conhecido como “Alexa Plus“, ainda este ano. A informação foi obtida por meio de documentos internos e fontes vinculadas ao assunto, que preferiram manter o anonimato, pelo Business Insider.

A nova versão da assistente tem como objetivo oferecer uma experiência mais avançada e personalizada por meio de uma tecnologia de inteligência artificial mais conversacional, segundo as fontes disseram ao BI.

No entanto, a tentativa de impulsionar a popularidade da Alexa vem acompanhada de desafios internos que podem resultar em possíveis atrasos no projeto. A equipe do projeto trabalha com a previsão de lançamento para 30 de junho.

Os documentos internos revelam que a nova tecnologia subjacente, denominada “Remarkable Alexa“, passou por testes com cerca de 15 mil clientes externos. Entretanto, os resultados apontam que a qualidade das respostas ainda não atende totalmente às expectativas, com a assistente de voz muitas vezes fornecendo informações imprecisas.

Leia também: FedEx anuncia plataforma de e-commerce para concorrer com a Amazon

Diante desse cenário, a Amazon está promovendo uma reformulação completa na estrutura tecnológica da Alexa para superar esses desafios. A Remarkable Alexa adota uma abordagem mais centralizada na compreensão da linguagem e geração de respostas, em contraste com a antiga estrutura chamada “Classic Alexa“.

A competição acirrada no mercado de assistentes de voz, com concorrentes como o Google Assistant e o Apple Siri, destaca a importância desse redesenho para manter a relevância da Alexa. A assistente de voz da Amazon enfrentou dificuldades nos últimos anos para construir um modelo de negócios sustentável, resultando em demissões e cortes de custos.

Internamente, há tensões e desacordos sobre a direção do projeto. A equipe da antiga Alexa, conhecida como “Classic Alexa”, deseja manter sua tecnologia, gerando debates sobre a utilização de tecnologias antigas versus a busca por uma abordagem mais eficiente e centralizada.

Além do novo plano de assinatura, a Amazon está explorando a expansão da Alexa para navegadores da web e está investindo em uma equipe de inteligência artificial geral para aprimorar os modelos de linguagem.

*Com informações do Business Insider

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Recent Posts

Novos executivos da semana: Dahua, Rimini Street, Arcserve e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

19 horas ago

Sustentabilidade x IA: emissões da Microsoft sobem 30%

A Microsoft está enfrentando críticas após um relatório revelar um aumento alarmante em suas emissões…

19 horas ago

Centroflora integra e monitora ambientes industriais e automatiza manutenções

O Grupo Centroflora é um fabricante de extratos botânicos, óleos essenciais e ativos isolados para…

21 horas ago

8 oportunidades de vagas e cursos em TI

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

22 horas ago

Fraudes: 58% das empresas dizem estar mais preocupadas no último ano

Um estudo divulgado na segunda-feira (13) pela Serasa Experian mostra que a preocupação com fraudes…

23 horas ago

82% dos ataques via USB podem interromper operações industriais

A Honeywell divulgou essa semana a sexta edição de seu Relatório de Ameaças USB de…

24 horas ago