Alunos da FEI criam aplicativo que alerta sobre desastres naturais

Author Photo
2:29 pm - 11 de dezembro de 2015
Alunos da FEI criam aplicativo que alerta sobre desastres naturais

Alunos do curso de ciências da computação da Faculdade de Engenharia FEI criaram um aplicativo que alerta sobre desastres naturais antes mesmo desles acontecerem. 


Chamado de SEDNA, o sistema emergencial foi projetado para realizar o monitoramento de regiões com risco de deslizamento e inundação. Dessa forma, em casos como enchentes e deslizamentos de terra, o local pode ser evacuado com antecedência.  

“O aplicativo está disponível para a população para que possam observar, em tempo real, a situação do local exato em que se encontram. Para o governo ou órgãos como a Defesa Civil seria disponibilizado o Sistema de Monitoramento, com uma interface web para a análise das regiões”, explica Francisco Maresca, membro do grupo que criou a solução.

O processo funciona da seguinte forma: o aplicativo obtém, por meio da internet, as coordenadas geográficas do usuário e mantém uma comunicação direta com o sistema de gerência para verificar se o status da sua região é seguro ou com risco de ocorrer um desastre natural. 
Quando iniciado pelo usuário, o app informa o status do local e, no momento que receber um alerta do sistema de gerência, emite um som e mostra para o usuário a mensagem de risco, na tela do smartphone. A plataforma móvel mostra também uma rota de fuga (cadastrada pelo funcionário da Defesa Civil) para uma região segura.
O projeto será apresentado durante a feira Inova FEI, a qual exibe projetos de formandos da universidade. A exposição ocorre no próximo dia 15, no campus da Instituição em São Bernardo do Campo.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.