Alianças estratégicas garantem melhores resultados

Pioneirismo daqueles que liderarem alianças estratégicas fará com que suas empresas ampliem a competitividade

Author Photo
3:32 pm - 17 de agosto de 2021

Realocação de recursos, redefinição de prioridades, agilização no uso de tecnologias disruptivas – todos esses elementos compõem o cenário do mundo atingido pela pandemia. E, como tem sido amplamente constatado e discutido, eles geram grandes transformações nas formas de interação entre pessoas e empresas, bem como nos modos de trabalhar e fazer negócios. Uma das principais transformações da pandemia foi a valorização das alianças estratégicas.

Por um lado, as empresas já reconheciam o valor de construir modelos de cooperação para complementar competências e incorporar especialidades; por outro, nunca foi tão grande a necessidade de reduzir custos, possibilitar experiências satisfatórias aos clientes e pensar nos negócios sob uma ótica que extrapole a busca pelo lucro e contemple as partes interessadas. É com esse foco que as empresas precisam manter alianças estratégicas para fornecer as melhores tecnologias de transformação aos clientes.

Construir alianças não é algo novo no mercado. A diferença é que, agora, essas iniciativas fazem parte de um formato mais focado em transformação digital e geração de negócios. É como se as organizações que estão liderando esse movimento se posicionassem como um centro de tecnologias com conteúdo de negócio, aliando essas habilidades ao seu conhecimento sobre diferentes indústrias. O tema também envolve discussões sobre tecnologia. Se adotar novas tecnologias antes significava digitalizar processos e tornar produtos acessíveis, agora a tecnologia tem outros papéis mais relevantes, como criar oportunidades e mudar os negócios. Ao implementar alianças estratégicas, as empresas respondem a estes desafios. Afinal, a disrupção tecnológica passa por manejo de dados e capacitação profissional.

Maximizar as oportunidades trazidas por novas tecnologias e dados é também o caminho para apoiar as ambições mais amplas das empresas em direção a um mundo sustentável. Na prática, alianças estratégicas expandem as capacidades organizacionais e a oferta de serviços. Juntas, as empresas podem trazer resultados de excelência em modelos de gerenciamento de riscos, Inteligência Artificial, Nuvem, transformação dos negócios, gestão de pessoas e uma infinidade de possibilidades.

Outro efeito prático das alianças é aumentar a eficácia operacional. Ao trabalhar em estreita colaboração com clientes, é possível maximizar o valor dos investimentos digitais e fazer as inovações atingirem alcance e escala. Ocorre assim uma ampliação significativa da capacidade de entrega das empresas, possibilitando os melhores resultados em qualquer lugar, a qualquer hora e com padrão consistente. O pioneirismo daqueles que liderarem alianças estratégicas fará com que suas empresas ampliem a competitividade dos clientes, oferecendo uma estrutura holística que selecione os recursos tecnológicos mais alinhados com as necessidades de cada negócio.

*Alexandre Fonseca é sócio-líder de Vendas em Alianças Estratégicas da KPMG no Brasil.

**Reinaldo Yocida é sócio-líder de Governança e Gestão de Alianças Estratégicas da KPMG no Brasil.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.