Notícias

Algumas dicas para você aprender a digitar mais rápido

Ainda que as telas sensíveis ao toque e as interfaces de controle de voz estejam cada dia mais presentes no dia a dia, o teclado ainda é o mais usado no caso de documentos maiores e importantes. Por isso, é sempre importante ter uma boa velocidade de digitação.

Conheça algumas dicas, técnicas e aplicativos que ajudarão a fazer a digitação ser ainda mais rápida:

Quão rápido é possível digitar?

Antes de melhorar a velocidade, é uma boa ideia saber o quão rápido a pessoa pode digitar. Uma maneira simples e gratuita de fazer isso é fazer um teste de velocidade on-line. No www.thetypingcat.com é possível fazer testes de um, três ou cinco minutos.

Usar todos os dedos

Não é incomum as pessoas digitarem com apenas dois dedos, mas para ficar mais rápido, é preciso usar todos os dedos. A princípio, isso pode parecer desconfortável, um pouco desconcertante e provavelmente fará com que a pessoa digite mais devagar.

Um dos principais aspectos da digitação mais rápida é minimizar a quantidade de movimento das mãos. Ao tentar digitar com todos os dedos, há uma boa chance de mover as mãos pelo teclado. Para parar com isso e construir bons hábitos desde o início, existe uma posição de mão padrão que deve ser adotada.

Ao olhar para o teclado, deverá ter duas pequenas linhas em relevo nas teclas F e J. Elas são as teclas onde os dedos indicadores devem estar quando começar a digitar. Essas letras são colocadas de maneira centralizada e apontam para onde os dedos retornam ao longo de qualquer digitação.

O usuário pode tentar colocar seus dedos indicadores neles e depois os outros nas três teclas à esquerda de F (D, S, A) e à direita de J (K, L ,;). Os polegares também se juntam, pois eles serão usados para usar a barra de espaço. Ao usar um laptop, a base das palmas das mãos ficará em ambos os lados do trackpad.

Experimentar alguns tutoriais de digitação

Há diferentes tutoriais disponíveis on-line, como no já mencionado site www.thetypingcat.com. O curso básico começa com apenas algumas letras que precisam ser digitadas na ordem correta. Estes são F e J, os quais devem ser digitados com os dedos indicadores.

As lições progridem de maneira confortável, concentrando-se em uma linha do teclado por vez. Em seguida, há o curso Avançado, que incorpora pontuação, capitalização e números.

Ficar de olho na tela

O objetivo final de digitar rapidamente é conseguir escrever sem olhar para o teclado. Pode parecer impossível quando ao começar, mas ao manter usar a posição correta para as mãos e fazendo os cursos, isso é possível em um mês ou dois.

 

Recent Posts

Cristina Cestari: ‘É difícil ter uma área de inovação bem-sucedida em empresas que têm carga da cultura do erro’

Uma CIO da indústria automobilística e um CIO da área de saúde se reúnem em…

9 horas ago

NETmundial+10 termina defendendo multissetorialismo de governança digital

Durante o NETmundial+10, evento global que aprofunda discussões sobre a governança do mundo digital organizado…

10 horas ago

“As questões ambientais e sociais devem permear todas as decisões da empresa”, diz Malu Paiva, da Vale

A sustentabilidade deve estar presente em todas as áreas. Essa foi a fala de abertura…

10 horas ago

Para 70% dos brasileiros, aquecimento global pode ser ‘problema maior’

Um estudo da VisualGPS, plataforma de pesquisa da Getty Images, descobriu que três em cada…

12 horas ago

Itaú Unibanco adota solução para combater golpe da falsa central telefônica

O Itaú Unibanco anunciou a implementação de uma funcionalidade projetada para interromper chamadas de falsa…

13 horas ago

Como pedir budget de TI em empresas nacionais e globais?

Mais da metade (55%) dos líderes de TI classificam sua hierarquia na empresa como equivalente…

13 horas ago