Algumas dicas para você aprender a digitar mais rápido

Posição das mãos é essencial para agilidade; Objetivo final é conseguir escrever sem olhar para o teclado

Author Photo
11:28 am - 22 de julho de 2018

Ainda que as telas sensíveis ao toque e as interfaces de controle de voz estejam cada dia mais presentes no dia a dia, o teclado ainda é o mais usado no caso de documentos maiores e importantes. Por isso, é sempre importante ter uma boa velocidade de digitação.

Conheça algumas dicas, técnicas e aplicativos que ajudarão a fazer a digitação ser ainda mais rápida:

Quão rápido é possível digitar?

Antes de melhorar a velocidade, é uma boa ideia saber o quão rápido a pessoa pode digitar. Uma maneira simples e gratuita de fazer isso é fazer um teste de velocidade on-line. No www.thetypingcat.com é possível fazer testes de um, três ou cinco minutos.

Usar todos os dedos

Não é incomum as pessoas digitarem com apenas dois dedos, mas para ficar mais rápido, é preciso usar todos os dedos. A princípio, isso pode parecer desconfortável, um pouco desconcertante e provavelmente fará com que a pessoa digite mais devagar.

Um dos principais aspectos da digitação mais rápida é minimizar a quantidade de movimento das mãos. Ao tentar digitar com todos os dedos, há uma boa chance de mover as mãos pelo teclado. Para parar com isso e construir bons hábitos desde o início, existe uma posição de mão padrão que deve ser adotada.

Ao olhar para o teclado, deverá ter duas pequenas linhas em relevo nas teclas F e J. Elas são as teclas onde os dedos indicadores devem estar quando começar a digitar. Essas letras são colocadas de maneira centralizada e apontam para onde os dedos retornam ao longo de qualquer digitação.

O usuário pode tentar colocar seus dedos indicadores neles e depois os outros nas três teclas à esquerda de F (D, S, A) e à direita de J (K, L ,;). Os polegares também se juntam, pois eles serão usados para usar a barra de espaço. Ao usar um laptop, a base das palmas das mãos ficará em ambos os lados do trackpad.

Experimentar alguns tutoriais de digitação

Há diferentes tutoriais disponíveis on-line, como no já mencionado site www.thetypingcat.com. O curso básico começa com apenas algumas letras que precisam ser digitadas na ordem correta. Estes são F e J, os quais devem ser digitados com os dedos indicadores.

As lições progridem de maneira confortável, concentrando-se em uma linha do teclado por vez. Em seguida, há o curso Avançado, que incorpora pontuação, capitalização e números.

Ficar de olho na tela

O objetivo final de digitar rapidamente é conseguir escrever sem olhar para o teclado. Pode parecer impossível quando ao começar, mas ao manter usar a posição correta para as mãos e fazendo os cursos, isso é possível em um mês ou dois.

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.