Categories: Notícias

Algoritmos para carros autônomos precisam ser transparentes, diz especialista em direito digital

A regulamentação de novas tecnologias que chegam ao mercado tem sido tema de debate entre especialistas em Direito Digital. As novidades estão surgindo a todo momento e a regulamentação precisa se adaptar e acompanhar as mudanças. Esse é um dos principais temas debatidos durante o II Congresso Internacional de Direito Digital, realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP).

Um dos assuntos que estão à tona nesse sentido é a regulamentação de carros autônomos. Montadoras e grandes empresas de tecnologia, como o Google, já estão envolvidas em projetos deste tipo e os Estados Unidos podem ter novidades em breve sobre o assunto.

Mestre e Doutor em direito pela USP e advogado certificado em Compliance, Marcelo Crespo defendeu que os desenvolvedores de carros autônomos devem ser transparentes com os algoritmos de inteligência. “É preciso deixar claro quais são os interesses envolvidos em cada decisão que o veículo precisar tomar”, disse Marcelo, que também é coordenador do curso de pós-graduação em Direito Digital e Compliance da Faculdade Damásio e sub-coordenador do Grupo de Estudo Temático de Direito Digital e Compliance do Departamento Jurídico da FIESP e do CIESP.

Para o advogado, os carros autônomos dificilmente evitarão 100% os acidentes nas ruas, por isso é preciso que as bases das tomadas de decisão sejam definidas claramente para a sociedade. Em outras palavras, uma pessoa quando está no comando do veículo toma naturalmente decisões por instinto. São escolhas dos seres humanos quando se deparam com uma emergência. Resta saber como será a reação da máquina para determinadas situações, como o avanço de um pedestre atravessando a pista ou até mesmo uma falha mecânica do próprio veículo. Qual será a decisão para cada situação e os motivos para essa escolha?

“A tecnologia representa um risco, qualquer que seja. Um automóvel, por mais evoluído que seja, ainda causa acidente. A internet e a tecnologia ainda serão causadoras de uma série de problemas e é nesse ponto que que o direito digital deve se envolver com essas novas tecnologias”, afirmou João Roberto Peres, professor e consultor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e diretor da Komp Security Brazil, que também participa dos debates do o II Congresso Internacional de Direito Digital.

Recent Posts

IT Forum e Deloitte anunciam parceria para o Prêmio Executivo de TI de 2024

O IT Forum anuncia sua parceria com a Deloitte - organização com o portifólio de…

14 horas ago

Projeto de energia solar na Amazônia receberá US$ 25 mil da Nextracker

A especialista em energia limpa Nextracker anunciou essa semana que vai investir US$ 25 mil…

14 horas ago

Clicksign anuncia nova marca e quer dobrar receita em 2024

A plataforma de assinatura eletrônica Clicksign acaba de anunciar um rebranding e, junto com isso,…

15 horas ago

Fraudes de identidade são percebidas por 80% dos usuários na América Latina

Resultados de uma pesquisa da estoniana Veriff divulgados durante o WebSummit 2024, no Rio de…

15 horas ago

Infraestrutura crítica brasileira está sob ameaça de ciberataques

O Brasil sofreu 61 ciberataques em 2023 que afetaram infraestruturas críticas, o que trouxe impactos…

16 horas ago

Rethink cresce 40% em faturamento e anuncia escritório em São Paulo

A consultoria mineira Rethink anunciou essa semana que seu faturamento em 2023 cresceu 40%, alcançando…

17 horas ago