Algar Telecom é primeira empresa realizar prova de conceito com Open RAN

Testes acontecem no Centro de Soluções de Telecomunicações para 5G, iniciativa da IBM, Flex e FIT (Flex Institute of Technology)

Author Photo
1:41 pm - 14 de dezembro de 2020

A Algar Telecom, empresa de telecomunicações e TI do Grupo Algar, é a primeira companhia participando de testes fim a fim com Open RAN no Centro de Soluções de Telecomunicações para 5G, iniciativa da IBM, Flex e FIT (Flex Institute of Technology). Isso inclui provas de conceito e testes de avaliação para comprovar a viabilidade de outras soluções de telefonia móvel avançadas que irão acelerar a adoção de 5G no Brasil.

O Centro de Soluções de Telecomunicações para 5G, será um local para pesquisas e testes para ajudar operadoras de telecomunicações e empresas a avaliarem formas de impulsionar tecnologias de nuvem híbrida aberta em redes móveis 5G na América Latina. A iniciativa utiliza arquiteturas abertas, como o Open Radio Access Network (Open RAN), em um ambiente simulado para as empresas testarem suas inovações.

Leia também: FCA anuncia nova empresa para ofertar veículos por assinatura

“A tecnologia Open RAN tem o potencial de trazer uma série de vantagens para o setor de telecomunicações como um todo. Entre elas, estão a redução de custos de CAPEX e OPEX e a maior independência no mercado de acesso, permitindo a entrada de novos parceiros além dos grandes players”, comenta Luis Lima, vice-presidente de Operações, Tecnologia e Evolução Digital da Algar Telecom.

À medida que o 5G e o edge computing evoluem, as telcos estão transformando suas redes em plataformas flexíveis que podem ser dimensionadas para suportar volumes crescentes de dados complexos. Uma arquitetura baseada em open source ajuda a expandir o ecossistema de parceiros e oferece flexibilidade para telcos e empresas para construir e implementar novos aplicativos em qualquer nuvem ou ambiente on-premises de sua escolha.

A IBM se comprometeu a adotar a arquitetura Open RAN, junto com muitas outras empresas, como a base para a camada RAN das redes 5G.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.