FCA anuncia nova empresa para ofertar veículos por assinatura

Flua! entra em operação em janeiro e mira novo público consumidor que busca mobilidade como serviço e não propriedade do veículo

Author Photo
2:11 pm - 11 de dezembro de 2020
Fábio Siracusa, head da nova empresa do Grupo FCA, a Flua! Crédito: Divulgação

A FCA anunciou nesta sexta-feira (11/12) a criação de uma nova empresa de mobilidade do grupo, a Flua! Diferente do modelo tradicional de venda de automóveis, o spin-off focará na comercialização por meio de modelo de assinatura e sob demanda. Segundo Fábio Siracusa, head da nova Flua!, a empresa surge para atender uma necessidade dos novos perfis de consumidores: aqueles que buscam ter o conforto e a individualidade de um veículo, mas não precisam, necessariamente, deter sua propriedade.

Em coletiva de imprensa virtual, Siracusa explicou que o lançamento da Flua! antecede um período de três anos de mapeamento e estudo das tendências de consumo da mobilidade enquanto serviço no mundo todo. De acordo com o executivo, diferentes perfis de consumidores brasileiros também foram ouvidos antes de a companhia definir as “personas” que consumiriam essa nova oferta do grupo. “Os pontos em comum nessas personas são o desapego à propriedade. São pessoas conectadas às novas tecnologias”, destacou Siracusa.

Leia também: De ponta a ponta: solução de rastreamento avança digitalização da FCA

Projeto piloto antes de uma expansão

A Flua! entra em operação em 15 de janeiro de 2021 e, inicialmente, em um modelo piloto com 28 concessionárias de seis cidades de São Paulo e em quatro concessionárias da capital do Paraná. Oito modelos da Fiat e dois da Jeep integram o portfólio.

O projeto piloto durará seis meses, tempo que Siracusa diz que será utilizado para reunir o maior número de informações e aprendizados para estruturar a expansão para todo o Brasil. “Mais do que entender essas pessoas, a gente tem de entender o que elas querem e valorizam nessas experiências”, acrescentou.

Flua Site Interna

Como funcionará o modelo de assinatura

O modelo de assinatura do Flua! contará com planos de 12, 24 e 36 meses, com franquias de 1 mil, 2 mil ou 3 mil quilômetros para rodar por mês. Segundo a FCA, um dos diferencias do novo modelo de negócios é permitir que o cliente customize o seu modelo Fiat ou Jeep com os recursos disponíveis, além de selecionar a cor, o que já acontece com a compra do carro zero. Dessa forma, todos os veículos da empresa serão novos.

A experiência digital é um dos pilares do lançamento. Toda a customização do veículo e contratação é feita por meio do aplicativo ou site meuflua.com.br. A assinatura do contrato se dá via e-mail, mas poderá ser feita presencialmente nas concessionárias. A retirada do veículo é feita na concessionária Fiat ou Jeep selecionada.

Com a assinatura do veículo, o cliente também estará coberto com seguro do automóvel, além de seguro residencial e assistência 24 horas.

Entre a contratação e a entrega do carro, o cliente poderá acompanhar, em tempo real, o status do pedido, de ponta a ponta, por meio da solução Easy Tracking, que rastreia toda a cadeia de produção do veículo.

Segundo Siracusa, o projeto piloto também será uma oportunidade para a FCA e Flua! avaliarem a receptividade ao novo modelo de negócio e as demandas e necessidades dos clientes, com a possibilidade de incluir novos recursos ao aplicativo e integração de possíveis parcerias.

“Somos uma empresa de mobilidade e tecnologia e para sermos competitivos neste mundo, precisamos ser digitais. Afinal de contas, o mercado não perdoa quem não age rapidamente”, finaliza Siracusa.

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.