Algar Tech adota home office permanentemente

Atualmente, mais de 80% dos 11 mil funcionários da companhia estão em home office, em decorrência da pandemia de Covid-19

Author Photo
11:50 am - 05 de junho de 2020

A Algar Tech anunciou que tornará definitiva a adoção de home office pra seus colaboradores. Inicialmente, a medida contempla staff e departamento comercial, o que representa mais de 600 funcionários. A medida engloba os departamentos administrativo, jurídico, RH, comunicação e marketing, entre outros.

Por enquanto, apenas o departamento de operações é exceção, por depender de negociações pontuais com cada cliente para manutenção do formato. Atualmente, mais de 80% dos 11 mil funcionários da companhia estão em home office, em decorrência da pandemia de Covid-19.

“O novo coronavírus quebrou uma série de paradigmas e nesse período de pandemia já tivemos muitos aprendizados que nos mostraram o quanto podemos ser diferentes. Nossa ambição é aproveitar essas lições para construir uma nova Tech, ainda mais ágil, digital e preparada para o futuro. Essa decisão vai estimular a companhia a dar um salto ainda mais rápido na digitalização e no ajuste de processos, com impactos positivos para todos os nossos associados e clientes”, comenta Luciana Gonçalves, diretora de Estratégia e Marca da Algar Tech.

A medida permitirá que a companhia reduza a necessidade de infraestrutura, além de atender uma demanda dos próprios funcionários, que preferem o trabalho remoto. Uma pesquisa conduzida internamente apontou que 75% dos funcionários prefere manter o formato de trabalho após a crise. O questionário apontou, ainda, que 81% se sentem produtivos trabalhando em casa e 86% se sentem conectados com o time, mesmo à distância.

Para que os funcionários se adaptem melhor às novas condições de trabalho, a companhia já entregou 600 cadeiras ergonômicas, assim como um kit para apresentar o Anywhere Office e um pequeno quadro Kanban para ajudar no planejamento. Além disso, eles passarão a receber uma ajuda de custos com despesas do lar.

Já para minimizar a dificuldade relacionada à distância com colegas ou para quem não tem condições de trabalho na própria residência, a Algar Tech definiu a criação de áreas comuns que funcionarão no esquema de rodízio, mediante agendamento prévio. Após a flexibilização das medidas de isolamento, esses espaços também serão utilizados para manter a rotina de encontros presenciais.

A mudança definitiva do staff para o Home Office também envolve, é claro, a necessidade de desenvolvermos novas competências, como agilidade, liderança remota e gestão de tempo. Trata-se de uma mudança cultural, que exige um novo mindset. Daí a urgência de começarmos a reforçar pontos como a importância de se orientar por entregas, e não por tempo de trabalho. Além disso, quando for possível, sempre destacaremos o valor dos rituais presenciais e da colaboração entre toda a equipe”, complementa Luciana.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.