Categories: Notícias

Alcatel-Lucent Brasil investe em U$4 milhões em laboratório de transporte e roteamento de IP

Alcatel-Lucent Brasil anunciou nesta segunda-feira (26) a inauguração de novo laboratório com foco em transporte e roteamento de IP, localizado em sua sede na capital paulista, resultante do investimento de 4 milhões de dólares. 

Frente ao crescente desafio das provedoras de serviço no atendimento da demanda de acessos móveis e no aumento do consumo de dados, a companhia tem direcionado sua estratégia para produtos de redes de IP e transformação de redes para banda larga de alta velocidade, movimento anunciado em julho do ano passado. Assim, a Alcatel-Lucent tem hoje no roteamento e transporte de IP duas áreas de grande crescimento no país, destacou Javier Falcon, presidente da Alcatel-Lucent Brasil, durante encontro realizado com jornalistas.
Inicialmente, o espaço será dedicado a realização de testes no transporte de IP e, até o final do segundo semestre, será utilizado para demonstrações de roteamento. O laboratório conta com tecnologias DWDM, três suítes de OTN – solução 1830 Photonic Service Switch – com capacidade de transporte óptico a partir de filtros de 40 gigas e 100 gigas.
O ambiente consegue reproduzir qualquer tipo de rede existente nas instalações das operadoras. Nele, é possível a simulação de testes em rede onde a capacidade de transferência chega a 12.500 vídeos em alta definição em fibras de 100 gigas. “O equipamento faz a função de DWTN e OTN, permitindo visão mais automatizada da rede, possibilidade de expandir a banda e redução de custo de operação às operadoras”, explicou Alessandro Nascimento, gerente do EBC (Executive Briefing Center).
De acordo com Javier Falcon, três operadoras brasileiras estão iniciando a implantação da solução de OTN. Até o momento, as operadoras Orion, Telekon Austria Group, Telecom Italia e Aletra estão entre os clientes que relizaram testes com o equipamento de 400G.
No encontro com a imprensa, o presidente da Alcatel-Lucent Brasil também revelou que que a empresa irá disponibilizar uma equipe de reforço, composta por profissionais de outros países especializados em rede de transporte e roteadores, para dar suporte às operadoras durante a Copa do Mundo. Diante da proximidade do evento, que acontece no próximo mês, Falcon avalia que as operadoras estão mais bem preparadas na parte core das redes, sendo o grande desafio a questão dos acessos.

Recent Posts

Novos executivos da semana: Dahua, Rimini Street, Arcserve e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

2 dias ago

Sustentabilidade x IA: emissões da Microsoft sobem 30%

A Microsoft está enfrentando críticas após um relatório revelar um aumento alarmante em suas emissões…

2 dias ago

Centroflora integra e monitora ambientes industriais e automatiza manutenções

O Grupo Centroflora é um fabricante de extratos botânicos, óleos essenciais e ativos isolados para…

2 dias ago

8 oportunidades de vagas e cursos em TI

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

2 dias ago

Fraudes: 58% das empresas dizem estar mais preocupadas no último ano

Um estudo divulgado na segunda-feira (13) pela Serasa Experian mostra que a preocupação com fraudes…

2 dias ago

82% dos ataques via USB podem interromper operações industriais

A Honeywell divulgou essa semana a sexta edição de seu Relatório de Ameaças USB de…

2 dias ago