Notícias

Air Liquide adota ‘e-commerce interno’ e diminuiu cerca de 60% dos gastos com comunicação e endomarketing

A Air Liquide, empresa especializada em gases, tecnologias e serviços para a indústria e saúde, diminuiu seus custos com materiais de comunicação e endomarketing em cerca de 60% após incorporar uma espécie de ‘e-commerce interno’ para fazer a gestão de itens gráficos. A ferramenta, que pode ser acessada por todas as áreas da empresa, beneficiou a organização como um todo.

Para isso, a empresa contratou a ferramenta Printi 4Business, da Printi, que consiste em criar um canal de pedidos de serviços gráficos customizado com a identidade visual do cliente. Nela, todas as áreas da empresa podem encomendar papelaria, brindes e materiais promocionais sem precisar acionar a área de Comunicação, otimizando o processo e liberando mais tempo para atividades mais estratégicas.

“Como tudo era concentrado conosco, gastávamos muito tempo fazendo a gestão desses pedidos e aprovando material por material, além de trabalhar apenas com grandes tiragens. Graças a essa nova tecnologia, a forma de compra mudou de grande escala para sob demanda, reduzindo custos e incentivando um consumo mais consciente, eliminando desperdício de itens que ficavam desatualizados ou perdidos no estoque”, explica Roger Spalding, Gerente de Comunicação da Air Liquide para a América Latina.

De acordo com Erik Adami, Gerente Comercial da Printi, a ferramenta é altamente adaptável à necessidade do cliente. “No caso da Air Liquide, a empresa inseriu todos os itens já aprovados na plataforma e os colocou à disposição das áreas. Por causa disso, reduziu custos e prazos para obter esses itens”, diz Adami.

Próximos passos

Depois de dois anos de parceria, agora a Air Liquide pretende criar uma loja acessível a todos os colaboradores, na qual eles poderão comprar produtos personalizados da empresa, como camisetas, bonés e artigos de escritório para uso pessoal, já que essa é uma demanda que tem surgido dos próprios colaboradores.

“Mais do que uma ferramenta de produtividade, a Printi 4Business poderá nos ajudar nos objetivos de Employer Branding, pois será um dos pilares que trabalham a favor do engajamento dos colaboradores”, conta Spalding. “Além disso, como a plataforma está em constante desenvolvimento, agregando melhorias, vemos um grande potencial para escalar a novidade para as equipes na América Latina, que possuem necessidades bem similares”, complementa.

Desde a sua implementação efetiva na Air Liquide, em janeiro de 2019, mais de 500 produtos já foram encomendados e produzidos a partir da plataforma. Entre eles, estão folders, mochilas, crachás, cartazes, ecobags, squeezes e uma série de outros itens. “Temos capacidade para ajustar a demanda de acordo com a necessidade do cliente, assim conseguimos seguir crescendo juntos”, conclui Adami.

Recent Posts

Com R$ 100 milhões em investimento, Genial atualiza app para unificar serviços financeiros

A Genial Investimentos anunciou uma atualização significativa de seu aplicativo, projetada para unificar investimentos, crédito,…

7 horas ago

Vício nas redes: UE apura riscos do Instagram e Facebook para jovens

A União Europeia lançou formalmente uma investigação contra a Meta, empresa responsável pelas plataformas de…

9 horas ago

Abalo na liderança da OpenAI: Jan Leike também se demite

A OpenAI enfrenta mais uma reviravolta em sua liderança com a renúncia de Jan Leike,…

11 horas ago

Após dois anos, Jeff Bezos enviará turistas ao espaço neste fim de semana

A Blue Origin, empresa aeroespacial liderada pelo bilionário Jeff Bezos, está pronta para retomar seu…

11 horas ago

Análise preditiva e inteligência artificial ganham importância nos orçamentos de empresa, aponta estudo

Mais de 60% das empresas estão ampliando os orçamentos destinados à análise preditiva e à…

12 horas ago

5 cursos gratuitos na área de tecnologia para aprimorar o currículo

Em um mercado de trabalho dinâmico e altamente competitivo, manter-se atualizado e adquirir novas habilidades…

12 horas ago