Ainda resistimos à tecnologia no ambiente de trabalho

Como sabemos, a era digital já é realidade há alguns anos no mundo corporativo. Porém, há ainda resistência na questão de digitalizar processos para garantir um trabalho mais otimizado, facilitando o dia a dia dos trabalhadores de grandes empresas no Brasil.

Um estudo feito pelo IDC Brasil, no final de 2017, indica que apenas uma em quatro companhias enxerga a Tecnologia da Informação (TI) como um diferencial competitivo para os negócios. Isso mostra que a inovação tecnológica, mesmo em empresas mais estruturadas e sólidas, ainda é vista com receio pela alta gestão, pois gera uma real quebra de paradigma. Como, então, conciliar cultura organizacional, equipe e tendências de mercado?

Essas questões foram discutidas por gestores de grandes empresas do Brasil, na última edição do evento Industry Talks: IT & Fiscal Challenges. Entre as companhias presentes estavam AmstedMaxion, Astrazeneca, BIC, Bunge, CAF Brasil, Sorocaba-Refrescos, Coca-Cola FEMSA, ColorMaq, Coplacana, Crown, Grupo Bimbo, Henkel, Huawei, Kellogs, Catupiry, Mercedes-Benz, Novelis, Oxiteno, PDG Engenharia, Perfetti Van Melle, Phillip Morris, Roche, Unilever e Verallia – Saint Gobain.

Segundo a pesquisa da IDC Brasil, em relação à maturidade da infraestrutura de TI para suportar a digitalização dos negócios, a nota média foi de 43,7 (de uma escala de 0 a cem). O principal desafio está na automação de processos, com média de 33,9.

Para dar um exemplo dessa disparidade, um dos convidados para o painel do Industry Talks falou sobre como utilizamos a tecnologia no nosso dia a dia. Ele citou que quando convidamos alguém para um jantar em casa realizamos o convite via WhatsApp, pedimos a comida pelo iFood e proporcionamos uma boa música para o momento pelo Spotify.

Este exemplo simples mostra que passamos de um ambiente virtual a outro sem nenhuma dificuldade e que somos capazes de sentir conforto e segurança em utilizá-los, pois cada um é especialista na sua proposta de função. Mas, quando vamos para o ambiente de trabalho, nem sempre os gestores têm a mesma facilidade para buscar sempre a melhor tecnologia para atender as dores do seu setor.

Outra importante painelista trouxe essa discussão para a área fiscal, segmento em que atua a Arquivei, que oferece uma plataforma online que monitora, consulta e armazena todos os dados e Documentos Fiscais emitidos para um CNPJ, em tempo real.

Foi destacada a importância de trazer estratégias que engajem diferentes setores, especialmente comercial e de compras, responsabilizando todos pelo sucesso da gestão fiscal da empresa, baseando-se sempre em compliance e nas propostas de missão, visão e valores das companhias. E tudo isso atrelado a softwares que otimizem os trabalhos, evitando que essas áreas fiquem somente dependentes de processos manuais.

Diante de um mundo cada vez mais digital, a busca por soluções inteligentes e digitais se mostra como um caminho sem volta no mundo corporativo. Sair do patamar operacional e passar ao estratégico é o que definirá os líderes de mercado em um mundo onde a inteligência artificial encabeça a lista de prioridades de empresas líderes de mercado, como o Google.

*Vitor de Araujo é cofundador e CMO da Arquivei. Bacharel em Computação pela USP, com mais de 10 anos de experiência em desenvolvimento web e empreendedorismo, já fundou outras três startups que, inclusive, foram selecionadas em programas de aceleração. Hoje, lidera o time de Marketing da Arquivei, levando inteligência em documentos fiscais para mais de 60 mil empresas ao redor do país.

Recent Posts

ChatGPT registra pico histórico de receita com lançamento do GPT-4o

O ChatGPT experimentou um salto sem precedentes em sua receita, impulsionado pelo lançamento do GPT-4o,…

4 horas ago

Nebraska processa TikTok por violação das leis de proteção ao consumidor

O estado de Nebraska tomou medidas legais contra o TikTok, acusando o popular aplicativo de…

5 horas ago

Formação e emprego em TI: 4 oportunidades na área

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

6 horas ago

Sensedia lança assistente de IA para gerenciamento de API

Durante a conferência global de clientes APIX 2024, a Sensedia anunciou o lançamento do Sensedia…

6 horas ago

IA vai impactar empresas mais que internet e smartphones, diz estudo

Mais de oito em 10 (86%) dos executivos já implantaram inteligência artificial para aumentar receitas…

8 horas ago

Metade das empresas terão ferramentas de monitoramento de sustentabilidade até 2026

Metade das empresas vai adotar, até 2026, ferramentas para um monitoramento de sustentabilidade, incluindo consumo…

8 horas ago