Notícias

AI mostra importância da diversidade na área de tecnologia

As organizações estão cada vez mais cientes e abertas à diversidade como caminho mais rápido para a evolução e a inovação de seus negócios. Ter uma equipe com os mais diferentes tipos de pessoas ajuda na compreensão dos clientes e no surgimento de novas ideias. E isso vale para todo tipo de atividade, incluindo empresas de tecnologia ou aquelas que investem em tecnologia.

O motivo é que até o mundo digital já entendeu que não é na tecnologia que nasce a inovação. A evolução nasce a partir do encontro das diferenças. Números da McKinsey mostram que ao abrir espaço para as diferenças, uma empresa pode acelerar até em 70% suas chances de evoluir nos negócios. Mas, para chegar aos resultados possíveis, não basta colocar a diversidade para dentro, tem que dar oportunidade, capacitar e incluir a diversidade na estratégia do negócio.

Basta lembrar que o desenvolvimento da inteligência artificial (AI) está em evolução constante. Uma rápida pesquisa na internet mostra uma definição de AI: ramo de pesquisa da ciência da computação que busca, por meio de símbolos computacionais, construir mecanismos e/ou dispositivos que simulem a capacidade do ser humano de pensar, resolver problemas, ou seja, de ser inteligente.

Ora, o desenvolvimento desse tipo de trabalho, para ser eficiente, requer profissionais não só com habilidades bem diferentes do tradicional desenvolvimento de software, mas também com experiências diferenciadas, visões e origem de mundo distintas, para que um programa que adota AI seja capaz atender, ou fornecer respostas e serviços, a todo tipo de pessoa, independentemente de gênero, raça, cor, padrão social, orientação sexual e crenças.

O cenário é o mesmo para todas as atividades que envolvem tecnologia, como experiência do usuário e ciência de dados. Por isso, se a transformação digital é um movimento bem-vindo para as empresas que investem em tecnologia, a diversidade das equipes é o combustível essencial para que este seja um caminho sem volta.

*Ronaldo Ferreira Jr. é Conselheiro da AMPRO – Associação Nacional das Agências de Live Marketing e sócio-fundador da um.a #diversidadeCriativa

Recent Posts

Movida lança agente de IA no WhatsApp em parceria com a Meta e aposta em nova experiência de locação

A plataforma de locação de automóveis Movida lançou um agente de inteligência artificial integrado ao…

1 dia ago

Oracle nomeia Marcelle Paiva como nova VP de vendas, Data&AI Hub na América Latina

A Oracle anunciou Marcelle Paiva como nova vice-presidente de vendas, Go-to-Market (GTM) e ecossistema para…

1 dia ago

Mercado de IPOs de tecnologia ganha força com avanço da IA

O mercado de ofertas públicas iniciais voltou a ganhar tração em 2026, impulsionado principalmente pelo…

1 dia ago

Oracle adiciona US$ 85 bilhões em contratos de IA e encerra trimestre com carteira recorde de US$ 638 bilhões

A Oracle encerrou o quarto trimestre e o ano fiscal de 2026 com resultados recordes,…

1 dia ago

Disputa entre Anthropic e OpenAI expõe divergências sobre o futuro da inteligência artificial

A disputa entre Anthropic e OpenAI ganhou novos contornos e se tornou um dos principais…

1 dia ago

Marketing B2B precisa se reorganizar para atender compradores mais autônomos, diz Forrester

As áreas de marketing B2B precisam rever sua estrutura operacional para acompanhar a transformação do…

1 dia ago