Ahgora compra WebTraining e Velti por R$ 30 milhões

Companhia catarinense expande atuação no mercado de tecnologia de RH e adiciona 250 mil usuários a sua base, que atualmente soma 1 milhão

Author Photo
6:55 pm - 04 de outubro de 2021
ahgora Lázaro Malta, CEO da Ahgora (Foto: Divulgação)

A Ahgora, especialista de tecnologia para gestão de pessoas, acaba de adquirir a WebTraining e a concorrente Velti por um investimento total de R$ 30 milhões. Com a transação, a empresa catarinense consolida-se no mercado de “human capital management” (HCM), transformando as funções administrativas dos departamentos de RH.

Como parte da estratégia de crescimento, a companhia aposta na aquisição de startups que adicionam um portfólio complementar às necessidades do mercado. Nessa esteira, a Ahgora investiu no ano passado no lançamento da Ahfin, fintech com foco em saúde financeira para colaboradores e, neste ano, firmou uma parceria com a alemã SAP, empresa global de soluções para negócios.

Lázaro Malta, CEO da Ahgora, enfatiza que o mercado brasileiro carece de educação do colaborador, seja por treinamentos para saúde financeira ou corporativos. “Toda educação é valiosa e sentimos a necessidade de trazê-la para o nosso ecossistema, aumentando sua eficiência operacional com a aquisição da WebTraining, que soma mais de 20 anos de experiência nesse segmento, e da Velti, cuja solução de ponto tem muito a agregar para as tecnologias da Ahgora”. Segundo ele, a meta é alcançar 3 milhões de usuários em suas plataformas até 2022.

Leia mais: Brasil estagna no ranking de competitividade digital. Como melhorar?

A Ahgora possui mais de dez anos de atuação e clientes como LG, Samsung e outras 4 mil empresas. Com a operação, adiciona clientes como Ambev, Itaú, Suzano e Pernambucanas.

“Encontramos sinergia em nossos negócios e em nossos valores: ética, transparência, comprometimento com resultado, flexibilidade e inovação. Nos unimos para alavancar resultados e compliance na gestão de pessoas”, pontua Alexandre De Munno Francisco, CEO da WebTraining, que segue à frente da operação.

Já a concorrente Velti passa a integrar o ecossistema Ahgora com a oferta de sua tecnologia  para ponto. Para Allan Macedo, CEO da Velti, a soma das empresas impulsionará o nível das soluções. “Nossos modelos de negócio são similares e, juntos, teremos um crescimento ainda maior. É um novo começo, agora mais fortes, com mais conhecimento agregado e mais potencial”.

As aquisições também fortalecem as iniciativas de saúde financeira da Ahfin, beneficiada com o aumento da base de clientes. “A Ahfin passará a atuar para empresas com mais de 100 mil colaboradores. Para que isso fosse possível, foi fundamental garantirmos a qualidade dos módulos de educação financeira e de nossos produtos”, pontuou Gustavo Godoy, CFO da Ahgora e Diretor da Ahfin. Ele evidencia que a fintech aumentou 40% de sua base de clientes corporativos em 2021, com expectativa de atingir 16 mil CNPJs parceiros até o fim do ano.

“Empresas como a Ahgora continuam gerando valor e resultados para os acionistas, demonstrando o acerto de nossa estratégia de investimentos, que deve ser reforçada a partir do IPO que realizaremos em breve”, comentou Maurício Lima, CEO da Invest Tech, uma das investidoras da Ahgora.

Além disso, a companhia pretende dar início à expansão de seu ecossistema para a América Latina. Estão no foco países como México, Colômbia, Argentina, Chile e Peru.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.