Agrotools e B3 assinam acordo para expandir inteligência de dados no agronegócio
Parceria vem desde 2021, e empresas querem reduzir atrito de operações de financiamento para o agronegócio usando tecnologia
A Agrotools, dona de uma plataforma de soluções digitais para o agronegócio, e a B3, anunciaram essa semana uma parceria cujo objetivo é, segundo as empresas, usar tecnologia para facilitar o financiamento de operações do agronegócio para bancos, cooperativas de crédito, fundos de investimento e agroindústrias. As organizações já atuam juntas desde 2021 na criação de soluções para o setor.
O primeiro produto previsto envolve a incorporação da plataforma da Agrotools ao processo de registro de títulos do agronegócio como Cédulas de Produtor Rural (CPRs) e outros na B3. A tecnologia é, segundo a Agrotools, capaz de analisar remotamente propriedades e devedores envolvidos nas operações financeiras, monitorando riscos fundiários, socioambientais, jurídicos, climáticos e produtivos, entre outros.
Leia também: IA dá vida a personas digitais criadas pela NTT Data
Segundo o fundador e CEO da Agrotools, Sergio Rocha, a parceria quer desburocratizar financiamentos no agronegócio. “No caso da B3, entendemos que a sua estrutura e know-how no mercado de capitais são fundamentais para acabar com as inseguranças do agronegócio, contribuindo com a nossa solução para proteger organizações contra riscos diversos e captação de novas oportunidades”, diz.
A vice-presidente de novos negócios da B3, Ana Carla Abrão Costa, diz em comunicado que a iniciativa mostra “o quanto a tecnologia e as expertises de ambos podem ajudar o agronegócio”. “… amos unir forças para alcançar novos patamares de inovação e crescimento”, diz.
Plano de expansão
A parceria da Agrotools com a B3 também crescer nos próximos anos, dizem as companhias. Lucas Tuffi, CSO da Agrotools, explica que a meta das empresas é intensificar a tendência de “desintermediação do mercado financeiro”, em que tomadores de decisão podem conseguir recursos sem dependência de intermediadores.
“Queremos suprir qualquer dor dos clientes no que diz respeito à obtenção e gestão de crédito”, diz o executivo. “A inteligência de dados soluciona essa demanda de forma direta e tem a capacidade de gerar mais oportunidades de inovação e rentabilidade no agro.”
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!