Agro tem maior nível de maturidade tecnológica logística no Brasil

Segundo índice da Totvs, mais da metade das empresas do agro usam business intelligence e soluções de CRM, além de tecnologias móveis

Author Photo
9:15 am - 17 de maio de 2022
Imagem: Shutterstock

O agronegócio brasileiro está a frente de outros setores no País quando o assunto é a maturidade tecnológica da logística. Segundo o Índice de Produtividade Tecnológica (IPT) de Logística, desenvolvido pela TOTVS em parceria com a H2R Pesquisas Avançadas, 54% das empresas do setor já possuem sistemas de gestão de armazenagem e 32% gestão de transporte, enquanto a média dos embarcadores é de 46% e 26%, respectivamente.

As empresas de agro representam 4% dos embarcadores abordados pelo estudo, que entrevistou também representantes da indústria, varejistas e distribuidores. Comparado aos demais, o agro se destaca na adoção de soluções integradas a meios de pagamento – 41%, enquanto a média dos embarcadores é de 30% – e no gerenciamento de risco – 29%, enquanto os demais apontaram 25%. Já os sistemas de otimização e roteirização logística já atingem 53% das empresas de agro entrevistadas.

Leia também: Agronegócio e manufatura lideram planos de IoT no Brasil

“O agronegócio é uma potência nacional e para tanta produção é necessário investir ainda mais em armazenamento e em transporte, uma vez que a produção precisa ser escoada. Observar o quanto esse setor tem aplicado de tecnologias voltadas à logística revela um cenário promissor de crescimento”, afirma Angela Gheller, diretora de produtos de Agroindústria e Logística da TOTVS.

Entre os sistemas de gestão de armazenagem, as empresas de agro demonstraram adoção de dispositivos móveis na operação (50%), integração com hardware (50%) e uso de código de barras / RFID / BEACON (40%).

Quando analisada a aplicação de soluções complementares, 57% utilizam ferramentas de BI (Business Intelligence) e CRM (Customer Relationship Management), dando importância também para ferramentas de Gerenciamento eletrônico de documentos (GED).

Em relação a investimentos futuros na gestão logística, para os próximos dois anos o setor do agronegócio se volta para gestão de custo logístico (47%), ferramentas de planejamento de carga (43%), monitoramento de frota (38%) e sistema de checklist (30%).

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.